Bolsa Família cancelado: 1,3 milhão irregulares

Cerca de 1,3 milhão de famílias brasileiras tiveram seu Bolsa Família cancelado, devido a irregularidades e outros motivos que levam ao cancelamento ou bloqueio do benefício. O Ministério da Cidadania informou que cerca de R$1,4 bilhão foram poupados com os cancelamentos.

 Mas o que leva um beneficiário a ter seu Bolsa Família cancelado? Abaixo, esta matéria explica quais são os motivos que levaram o Ministério da Cidadania a realizar esses cancelamentos.

Processo de revisão de cadastros

A fim de averiguar os cadastros, o Ministério da Cidadania realizou um processo de revisão e análise dos brasileiros beneficiados pelo Bolsa Família. Nessa revisão, foram encontrados mais de 1 milhão de cadastros irregulares.

Entre esses beneficiários que tiveram seu bolsa família cancelado, as famílias que não atualizam seu cadastro há mais de dois anos não se incluem. Essas ainda continuam dentro das regras para recebimento. Mas é necessário atualizar o cadastro assim que possível.

A maior parte do Bolsa Família cancelado foi de beneficiários com dados inconclusivos. Com base em outros bancos de dados do Governo Federal, o Ministério da Cidadania cruza todas as informações obtidas pelo brasileiro. Se essas informações não forem iguais, há algum dado inconclusivo e isso gera o cancelamento.

Se a avaliação encontra dados inconclusivos, a família é intimada a atualizar seu cadastro. Nesse meio tempo, o benefício fica suspenso para saques até que o cadastro seja atualizado. Se não ocorrer, só aí o beneficiário tem seu Bolsa Família cancelado.

Unindo-se a outros bancos de dados

O Governo Federal tem previsões para se unir à Receita Federal no cruzamento de dados, para ampliar ainda mais as revisões e detectar famílias que se encontram irregulares e ainda recebam o benefício do Bolsa Família.

Muitas famílias de baixa renda precisam do benefício e, segundo o Ministério da Cidadania, pessoas de má fé conseguem se cadastrar no sistema com dados falsos para receber o benefício que deveria ser destinado a quem realmente precisa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.