Muitas famílias que são cadastradas no Programa Bolsa Família, não sabem que existe a possibilidade de consultar o saldo do recurso de outras formas, além do caixa eletrônico. Ainda mais agora, que a necessidade é de ficar em casa durante a recomendação de isolamento social.
Como consultar o saldo do Bolsa Família?
Para os beneficiários é importante ter atenção ao saldo na conta do Bolsa Família, pois a cada 90 dias sem saque, o benefício pode ser interrompido.
Para isso, é possível consultar o saldo através do site oficial da Caixa Econômica Federal, não apenas nos caixas eletrônicos das agências, mas também por um aplicativo criado pelo banco.
Utilizando o aplicativo da Caixa
Na loja de apps de qualquer smartphone (seja Android ou iOS), o aplicativo Bolsa Família está disponível. Ou seja, é possível instalá-lo em qualquer aparelho.
Após instalá-lo, o aplicativo solicita o número do cartão do beneficiário do Bolsa Família.
Inserido, portanto, o número, já é possível acessar informações, bem como consultar o saldo do Bolsa Família.
Acessando o site da Caixa
Se o beneficiário não possuir smartphone, mas tiver acesso à internet, também é possível consultar o saldo pelo site oficial da Caixa.
Para tanto, é preciso acessar o site destinado à consulta.
Logo depois, é importante inserir o número do NIS do Responsável pela Família e avançar às etapas solicitadas pelo site.
O beneficiário será direcionado para o Portal do Cidadão. No portal, deve-se ir à aba Bolsa Família.
Posteriormente, no site, o usuário será direcionado para os seus dados pessoais. Na tela, será possível acessar informações e consultar o saldo do Bolsa Família.
O que é o Bolsa Família?
O Bolsa Família é um programa social. Inicialmente, tinha funcionamento individual, mas agora é um dos maiores programas sociais do Brasil e se encontra na plataforma do Cadastro Único.
O Cadastro Único, por sua vez, é um projeto que tem cerca de 24 programas sociais para a população brasileira.
O Bolsa Família oferece uma renda mensal para cerca de 14 milhões de famílias de baixa renda ou de extrema pobreza. Bem como é responsável por ter tirado mais de 20 milhões de famílias de situações de extrema pobreza em toda a sua história de funcionamento.
Esta notícia foi publicada em 10/05/2020 12:00