Tenho Bolsa Família e não recebi o auxílio emergencial

O Governo informou que, na distribuição do auxílio emergencial de combate à pandemia do Coronavírus, beneficiários do Bolsa Família receberiam o valor do auxílio automaticamente, mas há muitos relatos de quem tem Bolsa Família e não recebeu o auxílio emergencial.

Antes do requisito do Bolsa Família, há outros também importantes que podem ser o motivo para o não recebimento do auxílio automático na conta do beneficiário.

Alguns motivos para quem tem bolsa família e não recebeu o auxílio emergencial

A Caixa Econômica Federal e o Governo Brasileiro se pronunciaram quanto à grande incidência de relatos de brasileiros beneficiários do Bolsa Família que não receberam o auxílio emergencial.

Valor do auxílio menor do que o Bolsa Família

O auxílio emergencial deve substituir o Bolsa Família caso este seja menor do que o benefício criado pelo Governo em combate à pandemia. Em momento algum os valores serão depositados em soma. No caso do não recebimento, é possível que quem tem Bolsa Família e não recebeu o auxílio emergencial tenha o Bolsa Família em valor maior.

Não adequação a algum requisito

O depósito do auxílio é automático, mas apenas se o beneficiário se enquadrar em todos os requisitos listados inicialmente para classificar os grupos com possibilidade de recebimento. Alguns dos requisitos são:

– Ter mais de 18 anos;

– Não ter emprego formal ativo;

– Não receber benefícios pagos pelo INSS, como aposentadoria, pensão ou BPC;

– Não receber seguro desemprego ou nenhum programa de benefício social,  com exceção do Bolsa Família;

– Estar em família com renda mensal total de até três salários mínimos;

– Ser  microempreendedor individual, contribuinte individual do Regime Geral de Previdência Social ou trabalhador informal, mesmo que desempregado;

– Outros.

Duração de recebimento

Quem tem Bolsa Família e não recebeu o auxílio emergencial mas se encaixa nos requisitos para o recebimento, pode recorrer à solicitação, já que o auxílio teve seu 1º lote finalizado no dia 30 de Abril e ainda terá dois meses de recebimento pela frente, prazo estipulado inicialmente.

Para quem recebe o auxílio sem problemas, terá três parcelas depositadas em conta. Ao final das três parcelas, o valor será automaticamente alterado para o valor original do recebimento do Bolsa Família.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.