Para receber o benefício do auxílio emergencial é necessário cadastrar uma conta bancária. Mas, muitos brasileiros não possuem conta em nenhuma instituição financeira. Por isso, a Caixa Econômica criou a conta digital CAIXA Tem. O problema que os brasileiros estão enfrentando é a mensagem: CAIXA Tem desativado.

Leia: Análise negada: Como contestar auxílio emergencial
Aplicativo da Caixa apresentando erros constantes
O aplicativo CAIXA Tem, criado pela Caixa Econômica Federal como uma alternativa a brasileiros que não possuem conta bancária, tem passado pela sua maior fase de inconstâncias. Há muitos relatos de que o aplicativo trava, tem carregamento infinito ou apresenta a mensagem CAIXA Tem desativado.
Esses casos também ocorrem com quem já teve o benefício depositado na conta. O problema tem impossibilitado que o dinheiro seja movimentado e vem sendo considerado um grande incômodo.
Nota Oficial da Caixa
A fim de tentar tranquilizar os usuários, a Caixa Econômica liberou uma nota oficial para dar informações sobre o aplicativo CAIXA Tem desativado. Na nota, a instituição informava que está operando o maior pagamento da história brasileira.
Em uma semana, foram contabilizadas mais de 27 milhões de transações realizadas pelo aplicativo e isso vem sobrecarregando a plataforma, que não tinha previsão para tantas transações. Segundo a Caixa, muitos brasileiros que se cadastraram no aplicativo, não têm necessidade de utilizá-lo por já possuir contas em outros bancos.
Segundo a Caixa, essa operação tão grande não foi prevista e que a curva de aprendizado é normal, já que não há referências a serem seguidas.
500 mil acessos simultâneos
Até o ato da nota oficial, a Caixa Econômica já havia registrado 200 mil acessos simultâneos no CAIXA Tem e estava programando as previsões para 500 mil até essa sexta-feira (24 de abril). Além dessa informação, a Caixa também liberou o número de downloads do aplicativo.
Foram 32,2 milhões de downloads. Porém, o número de beneficiários com direito ao auxílio emergencial é de 12 milhões. Isso tem contribuído para o CAIXA Tem desativado. A Caixa enfatiza que pessoas que já tenham contas em outros bancos não precisam baixar o aplicativo e nem criar a conta digital.
Tranquilizando os usuários
Por fim, a Caixa Econômica Federal informou que está trabalhando incansavelmente para que a mensagem CAIXA Tem desativado e quaisquer outras irregularidades no aplicativo se tornem inexistentes. É um trabalho gradativo e com grandes previsões de sucesso.
Leia: Como transferir o auxílio emergencial para outra conta