Bandeira Vermelha pode fechar comércio em Santa Cruz do Sul (RS); veja
Foi divulgado na sexta-feira (10) pelo Estado do Rio Grande do Sul o novo mapa de distanciamento controlado. É que semanalmente o Estado apresenta orientações sobre a bandeira do município, de acordo com a região.
A triste notícia é que a região de Santa Cruz do Sul (R28) foi classificada com a bandeira vermelha – que, representa risco de contágio da pandemia do coronavírus. Ou seja, se mantida, apenas o comércio essencial pode abrir, e o comércio lojista fecha as portas.
As bandeiras são uma medida dentro do modelo de distanciamento controlado do Governo Estadual, elaborado para diminuir o contágio do novo coronavírus no Rio Grande do Sul. Elas são de cor amarela, laranja, vermelha e preta. Quando se encontra em vermelha, apenas estabelecimentos que são considerados fundamentais podem abrir, os demais devem seguir fechados.
Casos de coronavírus em Santa Cruz do Sul

Até esta sexta, foram confirmados 203 casos de Covid-19 em Santa Cruz – 145 recuperados, 57 em isolamento domiciliar e 1 óbito (por critério clínico epidemiológico)
O Estado recebe dos municípios até domingo os recursos. Caso Santa Cruz consiga reverter a situação e voltar a bandeira laranja, o comércio pode abrir. Caso não consiga, a partir de terça valem as novas regras e as lojas comerciais que não são essenciais devem trabalhar de portas fechadas.
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Cruz do Sul divulgou nota, na noite desta sexta-feira, 10, em que lamenta a classificação de bandeira vermelha da região. Com uma semana fechada ou mais, caso se mantenha a bandeira vermelha, esse pode ser um momento trágico para o comércio em geral, que estava começando a se recuperar.
Leia a íntegra da nota da CDL
Em nome de todos os lojistas associados, a CDL Santa Cruz do Sul vem lamentar a inclusão da região do Vale do Rio Pardo como BANDEIRA VERMELHA pelo Governo do Estado. A entidade vem a público pedir para que o Governo Municipal realize todos os esforços necessários no sentido de ainda reverter esta situação e evitar as restrições à nossa região.
Este é um momento de recuperação de nossa atividade econômica e que um novo fechamento do comércio será trágico para os lojistas. A pesquisa divulgada na semana passada pela CDL Santa Cruz foi um demonstrativo do sofrimento que o setor varejista e de serviços vem passando neste primeiro semestre, em especial, nos últimos meses, após o início das restrições em função da pandemia do Coronavírus.
Salientamos que os lojistas realizaram um enorme esforço para cumprir todos os protocolos preventivos exigidos pelo Poder Público.
Desta forma, solicitamos que o Governo Municipal, realize o esforço necessário para reverter essa situação. Em Santa Cruz, devido aos cuidados tomados e às restrições impostas, nossa situação é muito melhor que os outros municípios da região, sendo que os indicadores, em muito se devem em função dos casos importados de outros locais.
Nos colocamos a disposição para juntos revertermos essa situação.
MARCIO FARIAS MARTINS
Presidente