Cadastro Único: entenda o que é e como se cadastrar

Entenda tudo sobre o Cadastro Único de uma vez por todas

Paulo Afonso, sexta-feira, 15 de julho, por Gabriele de Paula — Nos últimos anos, o Cadastro Único foi um dos temas mais discutidos no Brasil. Principalmente por conta de vários benefícios sociais que foram distribuídos entre as pessoas de baixa renda ao londo do país.

Mas você sabe realmente o que é o Cadastro Único? Além disso, sabe quem tem direito a fazer o seu cadastro e participar de todos os seus benefícios? Se você ainda não sabe as respostas para estas perguntas, continue lendo este artigo até o final. Nós no Blog Valor Diário preparamos um guia completo de tudo o que você precisa saber!

O que é Cadastro Único?

Cadastro Único: entenda o que é e como se cadastrar - Reprodução Canva
Cadastro Único: entenda o que é e como se cadastrar – Reprodução Canva

Veja também: Como tirar o título de eleitor online: confira o passo a passo

O Cadastro Único, também conhecido como CadÚnico, é o meio pelo qual o governo utiliza para distribuir os benefícios sociais para a população.

Dessa forma, somente com o cadastramento no sistema do CadÚnico, o cidadão consegue ter acesso aos benefícios do governo. Entre os benefícios oferecidos estão: carteirinha do idoso, Auxílio Brasil, tarifa social de água e energia elétrica, entre vários outros.

Podem participar do Cadastro Único as pessoas que possuem renda per capita de até meio salário mínimo, ou de até 3 salários ao total. Além disso, quem mora sozinho e está em situação de rua também podem se cadastrar.

Você também pode gostar: Conta de luz mais barata: veja se você está entre os beneficiários

Como se cadastrar?

Para se cadastrar do CadÚnico, você deve se dirigir ao CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) da sua cidade. Assim, a pessoa responsável da família deve levar os seus documentos pessoais, bem como os documentos dos integrantes da família.

Durante o atendimento, serão realizadas algumas perguntas sobre a situação da família. Depois, o seu pedido entrará em estado de análise e aprovação.

No entanto, apenas se cadastrar no Cadastro Único não garante o acesso aos benefícios sociais. Isso porque cada benefício é administrado por uma instituição, que realiza a triagem das pessoas que têm o direito a receber.

Por fim, confira o vídeo veiculado no canal do YouTube Instituto Montanari e entenda mais sobre o Cadastro Único:

Leia a seguir: Salário mínimo em 2023: Congresso aprova novo valor de R$1.294; confira

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.