Pernambuco: Medidas contra o Aedes Aegypti são iniciadas

A Prefeitura do Recife iniciou uma nova etapa de medidas contra o Aedes Aegypti. Durante a pandemia do Coronavírus, outras doenças preocupam Recife e suas cidades vizinhas: dengue, zika vírus e chikungunya. Em época de chuvas, o acúmulo de água parada aumenta.

medidas contra o Aedes Aegypti
Pernambuco: Medidas contra o Aedes Aegypti são iniciadas (Foto: Istock)

Leia: Atendimento gratuito para pacientes com sequelas da COVID-19 em Pernambuco

Medidas contra o Aedes Aegypti são iniciadas pela Prefeitura do Recife

De acordo com a Prefeitura do Recife, a partir do dia 16 de Julho foram contratados cerca de 50 agentes de saúde ambiental. Em primeiro lugar, a contratação faz parte de uma ação de sanitização de espaços públicos.

Além disso, a ação de sanitização também terá foco no Novo Coronavírus. Imediatamente, os agentes estarão atuando nos locais com mais movimentação de pessoas realizando as medidas contra o Aedes Aegypti e contra o Coronavírus.

Infestação em bairros de Camaragibe

Atualmente, a situação no município de Camaragibe, localizado na Região Metropolitana do Recife, assusta os moradores e gestores. De acordo com os residentes, não há medidas contra o Aedes Aegypti ativas no momento e no último mês os casos de dengue cresceram.

Joelma, moradora do município, conta que a comunidade denuncia com frequência casas que não estão seguindo as recomendações e que, por isso, tornaram-se foco do mosquito. “Eu tenho 57 anos e moro com duas filhas e 4 netos. Só na minha casa, nos últimos 15 dias, 4 pessoas pegaram dengue. Inclusive eu”, contou a moradora.

Casas com foco do mosquito e futuras medidas contra o Aedes Aegypti em Camaragibe

Nesse meio tempo, Joelma conta que cerca de 7 denúncias foram feitas apenas sobre uma casa vizinha à sua residência. A casa em questão, acumula entulhos no quintal e gera acúmulo de água em peças de carro sem proteção. “Já denunciamos muito, mas a Prefeitura ainda não tomou providências e o dono da casa sumiu”.

Por outro lado, a gestão do município informou que já existe um planejamento para a casa em questão, mas que ainda não é possível retirar os objetos do local, por se tratar de um local privado.

Redução de casos na cidade do Recife

Em contrapartida ao município de Camaragibe, Recife contabilizou uma redução nos casos confirmados de doenças causadas pelo mosquito, comparados ao período equivalente no ano passado. De acordo com a Secretaria de Saúde, a redução de casos confirmados foi de 83%

Dessa forma, foram contabilizados cerca de 65 casos confirmados de chikungunya e 278 de dengue. Destes, quatro mortes foram consideradas suspeitas. Porém, apenas uma delas continua em investigação e as outras foram descartadas.

Leia: 73 abrigos de idosos beneficiados com cartões pré-pagos em Pernambuco

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.