Na situação atual na qual estamos vivendo no mundo todo, a taxa de desemprego tem subido e o seguro desemprego tem sido muito solicitado. Empresas que estão tentando evitar a crise financeira devido à quarentena, têm diminuído seus quadros de funcionários.
O trabalhador que teve seu contrato finalizado tem um possível direito à solicitação do seguro desemprego. Mas, o que muitos não sabem, é que existe a possibilidade de solicitar o seguro sem sair de casa.
Leia: Detalhes sobre a segunda parcela do auxílio emergencial
Quais são os critérios para receber o seguro?
Há uma série de critérios para poder receber o seguro desemprego e é necessário ser inserido em todos eles. É preciso ser dispensado sem justa causa, estar desempregado na solicitação do seguro, não receber nenhum benefício de Previdência Social (exceto pensão por morte e auxílio acidente), entre outros.
É possível realizar a solicitação entre 7 e 120 dias após o ato da demissão. Para ter conhecimento de todos os pré-requisitos, acesse o site oficial do Governo e leia o regulamento inteiro.
Solicitação do seguro desemprego online
Para seguir as recomendações dadas pela OMS, o Sistema Nacional de Emprego liberou a solicitação do seguro pela internet e suspendeu o atendimento presencial no país inteiro. Assim, você não precisará sair de casa e pode realizar a solicitação no site ou App.
Solicitando via computador
O site gov.br/trabalho é a plataforma responsável para a solicitação do seguro desemprego. Acesse o site e efetue o cadastro seguindo a recomendação da plataforma. Para o processo é necessário ter em mãos RG, CPF e CTPS, além do requerimento do seguro, que é entregue pelo contratante.
Ao cadastrar-se, deve-se clicar na aba Seguro desemprego. O site direciona o indivíduo de forma fácil e não há possibilidade de confusão ou erros por falta de informações. Ao fim, é necessário checar se todas as informações estão corretas e confirmar a solicitação. Se aprovado, receberá informações sobre datas e canais de pagamento.
Solicitando via App
O aplicativo baixado deve ser o “Carteira de Trabalho Digital”. Faça cadastro e, a seguir, clique em “benefícios” e “solicitar” na aba de seguro desemprego. O processo é semelhante à solicitação no site e você também tem informações de pagamentos logo em seguida.