Franca, sexta-feira, 29 de abril de 2022, por Sheila Sabatini – O sonho da casa própria é quase unânime entre os brasileiros. Sendo assim, visando auxiliar pessoas de baixa renda a conquistar o sonho da casa própria, existe o programa habitacional do Governo Casa Verde Amarela (CVA) e vamos explicar como ele funciona.
De antemão, a página Valor Diário vem trazendo informações sobre o programa habitacional do Governo que auxilia a realizar o sonho da casa própria e quem pode se inscrever no projeto de moradia popular. Confira todos os requisitos e não caia em fake news.
Programa Habitacional Casa Verde Amarela
A princípio, qualquer pessoa no Brasil pode se inscrever no Programa Casa Verde Amarela, desde que preencham os requisitos.
Porém, o cadastro Casa Verde Amarela tem maior foco na região Norte e Nordeste do país onde as taxas de financiamento são mais baixas.
Dessa forma, como o sonho de muitos é poder morar na área urbana com acesso à infra-estrutura, o Governo Federal criou um programa que pode oferecer subsídios para facilitar a aquisição da casa própria.
Dessa maneira, as inscrições são divididas em três grupos de acordo com a faixa de renda da família, que, dessa forma, vai determinar os juros do financiamento que podem variar de 6 a 7,66% ao ano.
Quais os requisitos para se inscrever no programa habitacional do Governo
A princípio, para realizar o cadastro no programa Casa Verde Amarela é necessário cumprir aos requisitos abaixo:
- ser maior de 18 anos;
- ter renda familiar de até R$7.000,00;
- não possuir imóvel próprio registrado em seu nome.
Como participar do programa?
Inicialmente, escolher um imóvel que preencha os requisitos e seja participante do projeto Casa Verde Amarela. Sendo assim, procure checar se as construtoras são confiáveis e estão realmente cadastradas no programa.
Assim que fizer a escolha do seu imóvel, você deve reunir toda a documentação necessária para aproveitar as condições de financiamento que o programa oferece.
Confira também: 2 formas inteligentes de utilizar o seu dinheiro para economizar mais, confira
Documentação
Assim, para dar entrada no financiamento é necessário reunir a documentação que deve ser apresentada ao banco. Dessa maneira, veja a seguir o que você deve providenciar:
- comprovante de estado civil, como certidão de casamento ou nascimento;
- documento de identificação, como CPF e RG;
- comprovante de residência atualizado;
- comprovante de renda, como CPTS, holerite, extrato da conta bancário, contracheque etc.;
- título de eleitor;
- declaração de contribuição do Imposto de Renda, se houver.
Consequentemente, após reunir a documentação, você deve levar ao atendimento na agência ou no Correspondente Caixa Aqui. A Caixa recebe e analisa a sua documentação e a documentação do imóvel que você escolheu e mostra para você as melhores condições para o financiamento, como publicado no site da Caixa Econômica Federal.
Em resumo, depois de aprovado basta assinar o contrato e preparar a mudança para sua casa própria.
Por fim, assista ao vídeo do canal da “Andréa Gonçalves” onde ela explica sobre o programa habitacional do Governo Casa Verde Amarela.