A população brasileira está passando por uma crise econômica devido à pandemia do Coronavírus. Muitos se perguntam quem tem e quem não tem direito aos benefícios disponibilizados pelo Governo com a intenção de reduzir os impactos. A pergunta é: Concursado tem direito ao auxílio emergencial?
Ser um concursado pode gerar muitos benefícios ao trabalhador. Por isso, grande parte da população almeja cargos desse tipo. Devido à pandemia, concursos e posses também foram negativamente afetados, mas o servidor público faz parte de uma parcela da população que não tem sofrido tanto quanto trabalhadores informais e de carteira assinada.

Concursado tem direito ao auxílio emergencial?
A resposta é não. Com a meta de reduzir o impacto, o Governo Brasileiro tem dado preferência a trabalhadores informais, desempregados e famílias de baixa renda ou de extrema pobreza. Um concursado, geralmente, não se encaixa em nenhuma dessas categorias.
Mas, mesmo não tendo direito a receber o auxílio emergencial, ser um trabalhador concursado tem benefícios próprios, que fazem a maioria do povo brasileiro considerar o emprego dos sonhos, já que é reconhecido por esses benefícios.
Pensar em demissão tira o sono
Qualquer trabalhador tem pesadelos com a ocorrência de uma demissão inesperada. O concursado pode respirar aliviado, já que um servidor público tem muito menos probabilidade de ser demitido do emprego. Uma possível demissão só pode ser realizada por meio de processo administrativo.
Salários geralmente acima da média
Mesmo com a pandemia do Coronavírus, os casos de redução salarial não têm sido muitos. Há relatos de diminuição nos benefícios da folha de pagamento, porém, o salário em específico não tem sido alterado, além de ser considerado alto em sua grande maioria.
Horários reduzidos sem perda de salário
Têm sido recebidos relatos de jornadas de trabalho sendo reduzidas ou até suspensas, mas sem alteração nos salários. O concursado continua recebendo seu salário, mesmo estando em quarentena.
Há uma estabilidade que ronda o cargo. Por isso, a categoria trabalhista não tem direito ao auxílio de R$600 liberado pelo Governo. Até o momento, o servidor público é do um dos menos prejudicados com a crise econômica. Mas não é impossível que, ao decorrer da quarentena e da crise, alguma alteração possa vir a ocorrer.