No Espírito Santo cerca de 115 mil famílias terão sua conta de luz grátis durante três meses inicialmente. Os meses de Abril, Maio e Junho acompanharão uma conta grátis. Mas a isenção só será liberada para a população que se adequar aos requisitos solicitados.

Leia: Dê entrada no seguro desemprego online
Valores isentos na conta de luz
Evandro Scopel, gestor de Atendimento Comercial da EDP, informou que a isenção será oferecida para casas que consomem até 220kWh mensalmente. Além dessa quantia, o valor a mais será cobrado.
Além da energia extra, a cobrança pela energia pública não será isenta. É recomendado para todas as famílias que fiquem atentas ao gasto mensal, para que não seja necessário cobrar o valor excedido e que a família possa ter o benefício da conta de luz grátis.
Quem poderá conseguir o benefício?
Famílias beneficiárias da conta de luz grátis deverão ser inscritas no Cadastro e que têm renda familiar mensal que seja menor ou igual a um salário mínimo nacional, que é de R$522,50. Famílias indígenas ou quilombolas que tenham inscrição, também, no Cadastro Único.
Idosos com mais de 64 anos e portadores de deficiência que recebem o BPC ( Benefício de Prestação Continuada). Também serão beneficiadas as famílias que recebam até três salários mínimos e estejam no Cadastro Único, que tenham em sua estrutura algum portador de doença que precise de o uso contínuo de aparelhos ou instrumentos dependentes de energia elétrica.
Por fim, também serão beneficiadas as famílias já cadastradas na Tarifa Social que o Governo Federal já vinha implantando. Essas famílias terão seu benefício automático e a conta de luz grátis.
Como se cadastrar?
Para receber o benefício, os clientes da EDP deverão realizar o cadastro no site oficial do EDP ou, por telefone, ligar para a Central de Atendimento através do número 0800 721 0707. Os clientes da Luz e Força Santa Maria deverão solicitar sua conta de luz grátis apenas pelo telefone 0800 970 9196.
Os documentos necessários para realizar o cadastro e receber a conta de luz grátis são: NIS atualizado, Conta de luz anterior, CPF, RG ou RANI, Número do BPC (caso receba o benefício), contrato de aluguel (caso seja inquilino), relatório e atestado redigido por profissional de saúde (caso haja um familiar portador de doença).