A crise cria oportunidades. Essa já é uma frase tradicional e muito conhecida. Neste momento de crise da pandemia, muitas pessoas estão se reinventando e aproveitando essa fase para rever a sua carreira profissional.

Para ajudar e inspirar os leitores de Valor Diário, conversamos no dia 24 de julho, com a coach Renata Tolotti que mora em Santa Cruz do Sul (RS), e que já vem alguns anos desenvolvendo trabalho profissional junto aos seus clientes. Acompanhe a entrevista e se inspire.

Entrevista com a coach Renata Tolotti

Crescimento profissional
Crescimento profissional na pandemia: entrevista com uma coach

Valor Diário: Como aproveitar esse momento da pandemia para rever a vida profissional?

Coach Renata Tolotti: As pessoas, em um geral, não conseguem ver qualquer problema como uma super oportunidade.

As melhores oportunidades aparecem em crises. Crises financeiras, crises no relacionamento, crises no trabalho. Mas o primeiro pensamento que e sentimento que aparece é de frustração e medo. Nunca vi alguém tomado por frustração e medo conseguirem transformar a sua vida em algo melhor.

Essa é a melhor oportunidade para ver o que faltou, o que pode ser feito, o que deve ser feito. Essa é a melhor oportunidade para analisar quem se destacou no mercado, quem cresceu mesmo na pandemia e entender o que essas pessoas fizeram ao longo da sua jornada para estarem assim agora. Você analisa e modela. A maioria entra em pânico, congela seu cérebro e não faz nada, apenas espera passar e continuar a sua vida, até outro problema grande aparecer e tudo acontecer de novo.

Valor Diário: é possível acompanhar pelas redes sociais muitas pessoas revendo a sua vida. Algumas fazendo cursos, reavaliando a sua carreira. Mas como não se cobrar tanto?

Coach Renata Tolotti: As pessoas que mais se cobram, são as que menos fazem, por isso elas se cobram tanto! Sabe o que é a cobrança excessiva? Quando você sabe muito sobre o que deve fazer, mas não faz porra nenhuma para executar. Então, quer menos auto cobranças? Vai executar!

Valor Diário: Como encontrar a serenidade em meio a pandemia?

Coach Renata Tolotti: Serenidade só vem de duas formas: Deus e ser você mesmo. Não existe como ter serenidade vestindo uma armadura, mostrando e tentando ser quem você não é. As pessoas tentam se encaixar nos modelos de rede social, que na verdade, nem existem. Moldam sua vida baseados em um monte de gente que posta 1% do que é realmente a sua vida e esquecem de ter um momento consigo. Você precisa entender quem é, a sua essência, para daí assumirem isso e ser feliz.

Valor Diário: como não se tornar uma vítima da pandemia?

Coach Renata Tolotti: Pare de olhar, ler e viver dentro da pandemia. Pare de falar sobre isso, pare de olhar matérias sensacionalistas que aliena a sua mente e geram pânico. Tudo que alimentamos nossa mente, tona a nossa realidade. E óbvio, cuide-se.

Valor Diário: O que tem sugerido aos seus alunos neste momento? Pode deixar uma dica aos nossos leitores de como eles podem aproveitar melhor esse momento?

Coach Renata Tolotti: Estude! Menos de 5% da população lê livros. Olhe vídeos na rede social que faça sua mente expandir. Pare de olhar novelas, ficar horas e horas no Netflix, HBO play, o que for. Corte da sua vida de uma vez por todas, tudo que te faz muito mal. Se afaste de pessoas vitimistas, negativas e fofoqueiras. Pare de falar mal dos outros. Pare de fazer drama com qualquer situação. São regras básicas, que a maioria não faz. Mas faz toda a diferença pra vida.

Valor Diário: Fique à vontade para falar algo.

Coach Renata Tolotti: Existe um abismo entre pessoas que querem e as que fazem. As maiores angústias, ansiedades e preocupações são causadas pela não execução. Muitos pensamentos, muitas vontades e pouquíssimas decisões e execuções. Se eu pudesse dar uma sugestão de vida, seria:

Pare todos os dias 20 minutos em silêncio e analise a sua vida e as suas atitudes. Quais você se compromete a mudar agora? Agora, tome a decisão e comece a executar, AGORA!

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here