O FGTS, é um fundo de garantia para o trabalhador, caso ele seja demitido. Contudo, esse benefício é composto pelo valor referente ao tempo de serviço. Além disso, é possível receber uma parte desse FGTS todo ano. Se você anda se perguntando “como funciona o saque aniversário do FGTS”, entenda hoje 11/11, aqui no Valor Diário!
Veja se você é um dos beneficiários do FGTS para contratar o saque aniversário
O FGTS é um fundo criado pelo Governo Federal, onde é depositado uma parcela do salário todo mês para os trabalhadores.
Entretanto, quem tem direito a esse benefício, são os trabalhadores de carteira assinada, empregados domésticos, trabalhadores rurais, trabalhadores avulsos e temporários, além de atletas profissionais.
Portanto, se você é um desses beneficiários, é possível contratar o saque aniversário e receber uma parcela do FGTS mais um adicional já determinado, no mês em que faz aniversário.
Passo a passo para contratar o saque aniversário
A princípio, a solicitação pode ser feita pelo próprio aplicativo do FGTS, ou através do site do Governo Federal. Além disso, também é possível fazer a solicitação através de uma agência da Caixa Econômica Federal, ou pelo aplicativo da instituição.
Pelo aplicativo do FGTS:
- Baixe o aplicativo do FGTS disponível na Play Store ou App Store;
- Acesse-o com seus dados que forem solicitados;
- Escolha a opção “Meu FGTS”;
- Em seguida, clique em “Saque-aniversário”;
- Nesse ponto, vai ficar disponível um termo de contratação. É necessário ler e concordar com esses termos para adotar a modalidade;
- Por fim, escolha a opção “Aderir ao Saque-aniversário”.
Algumas informações adicionais sobre como funciona o saque aniversário do FGTS:
A mudança do saque-rescisão para o saque aniversário não é obrigatória.
Neste caso, ao optar pelo saque-aniversário, será possível retornar ao saque-rescisão. No entanto, o beneficiário do saque-aniversário não poderá retirar o valor integral do FGTS em caso de demissão sem justa causa.
Contudo, o “saque doença grave” e o “saque casa própria”, assim como a multa de 40% caso você passe por uma demissão sem justa causa, ainda permanecem disponíveis, independente da opção escolhida.
Veja também: Como sacar o lucro do FGTS? Entenda como funciona.