Em tempos de pandemia do novo coronavírus é importante rever as finanças para autônomos, pois são esses profissionais que no momento estão sentindo os efeitos de não poderem trabalhar ou diminuíram suas vendas.
Finanças para autônomos pode ser um desafio. Pois diferente de quem é assalariado, a renda do autônomo pode mudar a cada mês, dependendo inclusive de situações como a da pandemia.
Mas isso não é desculpa. As finanças para autônomos podem ficar em dia. Por isso, organização e disciplina ajudam muito.
Os impactos da pandemia nas finanças dos autônomos

Muitos autônomos estão preocupados com os impactos econômicos do novo coronavírus.
Mesmo com a concessão de um auxílio mensal de R$ 600 a profissionais autônomos, isso pode não ser suficiente para muitos.
Por isso, é importante não entrar em desespero. Reveja as suas contas, reduzas despesas e estude seu orçamento.
O que são finanças pessoais?
As finanças são um ramo da economia e são usadas para estudar o movimento do dinheiro de indivíduos ou empresas e tirar o máximo proveito do dinheiro.
Finanças pessoais são a administração que cada um faz de seu dinheiro ou economia.
Assim, por exemplo, uma boa gestão financeira permite economizar e tirar proveito de novas oportunidades de investimento.
Dicas para finanças para autônomos

1- Faça um plano de gastos
Para saber quão saudáveis são suas finanças pessoais, primeiro precisa saber quanto ganha e quanto gasta.
Para isso, é necessário elaborar um plano de gastos, registrando as receitas e despesas.
Você pode encontrar modelos do Excel no seu computador, mas, a menos que tenha feito um curso de contabilidade, pode ser difícil saber como registrar as despesas.
2- Reduzir despesas
Economizar e reduzir despesas, o maior desejo e objetivo da maioria dos espanhóis, ideal que quase sempre fracassou.
Conseguir economizar não é uma tarefa fácil e a maioria dos brasileiros acha difícil fazê-lo e geralmente não economiza porque não realiza uma otimização de sua economia ou considera que não ganha o suficiente para conseguir economizar.
3 – Verifique seu saldo regularmente
Para melhorar suas finanças pessoais, verifique regularmente seu crédito para saber quanto está gastando e quanto está disponível.
4 – Economize e Invista
Tente economizar todos os meses para ter seu próprio colchão financeiro.
Defina uma meta de economia motivacional em suas finanças pessoais, por exemplo, pode economizar para poder comprar roupas à venda, comprar um carro ou moto ou fazer qualquer passeio de fim de semana.
Estabeleça uma meta de cada vez, como diz o ditado, quem cobre muito leva pouco.