Fiscalização de bares e restaurantes em Recife aumenta com a retomada das atividades

Fechados desde abril de 2020 devido à pandemia do Coronavírus, bares e restaurantes em Recife planejam a retomada de suas atividades. Muitos, já reabriram suas portas e estão funcionando com base nas recomendações de segurança descritas no Novo plano de Convivência com a pandemia criado pela Prefeitura do Recife.

Leia: Prática de exercícios com professor é liberada em locais públicos do Recife
Fiscalização de bares e restaurantes em Recife aumenta durante a retomada
A princípio, as regras de reabertura envolvem uma série de atitudes que visam evitar aglomerações ou a aproximação excessiva entre pessoas. Nesse sentido, a fiscalização dos bares e restaurantes aumentou nas duas últimas semanas.
De acordo com a Vigilância Sanitária, 120 profissionais estão na ativa atuando na fiscalização de bares e restaurantes. As rondas ocorrem todos os dias da semana, incluindo sábado e domingo.
No novo plano de convivência, bares e restaurantes em Recife ainda não estão liberados para atendimento ao público. O funcionamento se limita ao delivery e ao modo pronta-entrega, no qual o cliente passa no estabelecimento apenas para pegar seu pedido e levá-lo.
Em contrapartida, muitos estabelecimentos foram denunciados por não estarem seguindo a recomendação principal e, com isso, a fiscalização da Vigilância Sanitária entra em ação.
Denúncias de bares e restaurantes em Recife que estão irregulares
Atualmente, estão contabilizados cerca de 8.000 visitas a estabelecimentos que foram denunciados por alguma irregularidade com relação às recomendações de segurança do Novo plano de convivência. Nesse meio tempo, até o dia 07 de julho, 177 estabelecimentos tiveram a ordem de suspensão das atividades.
Canal de denúncias
Assim como em outras situações, a própria população pode denunciar um estabelecimento que apresente irregularidades em sua atuação. Para realizar a denúncia, basta ligar para o número 190. No canal de comunicações da Secretaria de Defesa Social, o cidadão será direcionado para o procedimento correto.
Como resultado, já ocorreram cerca de 16.500 denúncias da população em todo o Estado de Pernambuco. De acordo com gestores, a participação da população neste momento é de grande importância, visto que a fiscalização de bares e restaurantes em Recife e no Estado não pode atuar ao mesmo tempo em todos os estabelecimentos.
Opinião pública
Em entrevista, Gabrielle (Sobrenome não identificado), moradora da cidade do Recife, informou que com uma simples ida aos bairros mais movimentados da cidade, pode-se encontrar inúmeros estabelecimentos que continuam descumprindo as recomendações.
“Assim como no meu bairro, em qualquer outro que você ande nas ruas mais agitadas, dá para notar os bares abertos e com clientes bebendo no local. Dessa forma, a qualquer momento a curva de contágio pode voltar a aumentar e todos nós vamos ter que ficar em casa mais uma vez.”, contou Gabrielle.
Em síntese, a fiscalização de bares e restaurantes em Recife continua, bem como em todo o Estado.