Lockdown Curitiba: Prefeitura revela fake news quanto aos fechamentos
Há alguns dias a capital paranaense acusou a pior situação quanto à taxa de ocupação de leitos destinados exclusivamente ao tratamento de Covid-19, assim como em relação ao número de infectados e mortes. Diante disso, muitos boatos sobre o possível Lockdown em Curitiba têm circulado nas redes.
Contudo, a Prefeitura curitibana se manifestou quanto aos boatos, taxando-os de fake news, ou seja, de notícias falsas sem relação com a realidade.

Leia também: Curitiba: Alerta laranja é emitido em relação ao Covid-19
Alerta laranja não coloca Curitiba em lockdown
No dia 13 de junho houve a publicação do Decreto nº 774/2020. Ele oficializou o Alerta Laranja da capital paranaense em relação ao Covid-19 e lançou uma série de medidas para contenção do vírus.
Isso foi necessário diante do aumento significativo do número de infectados pelo Coronavírus em Curitiba. Também, deveu-se à ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) reservados ao tratamento de pacientes com Covid-19 ter crescido.
Dentre as medidas estão o fechamento de alguns comércios e, também, a restrição do horário em que eles podem funcionar.
Apesar de Curitiba não se encontrar em lockdown, a portaria previa o fechamento de parques, academias, igrejas e templos religiosos e de bares, que somente poderiam funcionar para fins de delivery.
Os restaurantes, por outro lado, devem respeitar as medidas de isolamento e proteção e realizar atendimento somente até às 15 h. Os Shopping centers, por sua vez, podem permanecer abrindo, embora em horário reduzido, entre 12 h e 20 h.
Embora a princípio as academias devessem ser fechadas, na segunda-feira, 15 de junho, houve uma reunião entre os seus representantes e o prefeito Rafael Greca. O encontro resultou na flexibilização das medidas para esses estabelecimentos, ou seja, na possibilitação de seu funcionamento diário.
Curitiba lockdown: Fake news são desmascaradas pela Prefeitura
Diversas mensagens e comunicados estão sendo divulgados informando que a capital paranaense entraria em breve em lockdown, quando todos os estabelecimentos devem ser fechados e a circulação nas ruas coibidas.
Contudo, a Prefeitura de Curitiba desmentiu essas mensagens, taxando-as de fake news e apontando que, por ora, não há previsão de fechamento geral na capital do estado, apesar do aumento de infectados e ocupações de leitos.
Outra fake news em relação a Curitiba e ao lockdown que vem sendo divulgada diz respeito ao número de leitos de UTI que a capital paranaense possui. Segundo divulgado nas redes sociais de Rafael Greca, o número de leitos desse tipo na cidade somam 1.088.
A possibilidade de lockdown não foi descartada ainda, porém devem ser aguardadas novas informações dos órgãos oficiais curitibanos.
Continue lendo: Curitiba: Pequenos negócios buscam inovações em enfrentamento ao Covid-19