NIS: entenda o que é e como consultar o seu número

Saiba o que é o NIS e todas as formas de descobrir o seu número

Paulo Afonso, quinta-feira, 23 de junho, por Gabriele de Paula — O NIS é o número criado pelo Governo Federal para todas as pessoas que participam de programas sociais, sendo composto por 11 dígitos. Assim, somente através do NIS o beneficiário consegue participar, consultar e realizar o saque de seus benefícios.

Quer saber mais sobre o cadastro? Hoje, aqui no Blog Valor Diário, você poderá obter todas as informações sobre o que é NIS e como se cadastrar. Além disso, veja também o passo a passo completo de como consultar o seu número, caso você não saiba ainda.

Como se cadastrar no NIS

NIS: entenda o que é e como consultar o seu número - Reprodução Canva
NIS: entenda o que é e como consultar o seu número – Reprodução Canva

Veja também: Cartão de crédito para negativado: conheça as melhores opções

O número do NIS é gerado automaticamente toda vez que o cidadão se cadastra em um benefício social. Além disso, o cadastro também pode ser feito no momento de cadastro do seu primeiro emprego com carteira assinada.

O número desse documento nunca muda. Ou seja, não importa em quantos programas do governo você participa, o número permanecerá sempre o mesmo.

Além de conseguir participar de programas sociais, como o abono salarial, por exemplo, o trabalhador também tem direito a todos os benefícios de um trabalhador formal. Para isso, ele utiliza o número do NIS para cadastro em todos esses benefícios.

Como consultar o número do NIS?

Existem várias formas de descobrir o seu número de cadastro. A seguir, veja todas as formas que te possibilitam conhecer o seu número.

Carteira de Trabalho (CTPS)

Nas CTPS físicas, o número do NIS é identificado na primeira página do documento. Mas você também pode fazer a consulta na carteira de trabalho digital.

Para isso, basta baixar o aplicativo no celular e acessá-lo. Assim, você poderá conferir o número, além de ter acesso a todas as suas outras informações trabalhistas.

Você também pode gostar: Financiamento imobiliário: entenda como ele ficou 20% mais caro em apenas 2 anos

Meu INSS

  1. Acesse o site do Meu INSS e faça o seu login;
  2. depois, clique na opção “Meu Cadastro”;
  3. logo abaixo aparecerão as informações “Elos CNIS” e você poderá conferir o número do seu NIS.

Cartões Cidadão e Bolsa Família

Se você tem o Cartão Cidadão ou o cartão do Bolsa Família, poderá identificar o número do seu NIS impresso no cartão. Ele se localiza logo abaixo do nome do titular.

Extrato do FGTS

Você também poderá consultar o seu número através do extrato do seu FGTS. É possível consultar o extrato através do aplicativo FGTS ou pelo aplicativo da Caixa, acessando a sua conta do banco.

Agora, veja a seguir o vídeo disponibilizado no canal do YouTube da Caixa e entenda como fazer o cadastro no aplicativo FGTS:

Leia a seguir: Bolsa Família agora é Auxílio Brasil: veja quem ainda irá receber em junho

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.