O auxílio emergencial criado pelo Governo para reduzir o impacto econômico causado pela pandemia tem gerado grande procura e muitas dúvidas. A maior delas é: O auxílio emergencial vai ser prorrogado?

Alta procura além das provisões
O Governo tinha previsão de o auxílio emergencial chegaria a beneficiar cerca de 50 milhões de brasileiros, mas a procura pelo benefício continua crescendo e evidencia um grande problema atual, o governo brasileiro não tem todos os dados necessários para conhecer a população brasileira.
A ideia de que o auxílio emergencial vai ser prorrogado vem da preocupação de que o auxílio trouxe em evidência a grave falta de informações sobre a população e sobre quem realmente vem sofrendo com a crise econômica no país.
A medida criada pra a liberação do auxílio emergencial era, inicialmente, para a liberação de R$98 bilhões para o pagamento durante os três meses de planejamento. Mas, grande parte da quantia foi liberada em apenas um mês.
Com isso, além de ter conhecimento de que provavelmente a crise irá durar mais do que três meses, a possibilidade de que o auxílio emergencial seja prorrogado traz à tona a ideia de que há uma emergência além da que a pandemia criou.
O auxílio emergencial vai ser prorrogado? Por quanto tempo?
Essa é a maior dúvida do Ministério da Economia, que não deseja que o auxílio emergencial torne-se uma herança do Coronavírus. Mas, retirar o auxílio após a pandemia acabar pode gerar ainda mais emergência econômica na população, que não estará “curada” imediatamente.
Por esses motivos, a possibilidade de prorrogação torna-se cada vez mais evidente e em evidência numa possível extensão de até um ano. A grande preocupação é de que, se o auxílio tornar-se um gasto fixo, as contas públicas se prejudiquem além do que já estão.
Mudanças em outros benefícios
Se o auxílio emergencial vai ser prorrogado, uma mudança nos outros benefícios sociais deve ser feita. Assim, a possibilidade é de que alguns dos benefícios oferecidos pelo Cadastro Único tornem-se um só, substituídos pelo auxílio.
Por enquanto, a ideia de que o auxílio emergencial seja prorrogado só está em discussão. Será necessário muito diálogo e muitas mudanças, se a proposta for aceita.