Paulo Afonso, quarta-feira, 20 de abril, por Gabriele de Paula – O PIS/PASEP é um benefício do Governo Federal que beneficia os trabalhadores públicos e privados todos os anos. Também conhecido como Abono Salarial, ele funciona como um 14º salário pago a todos aqueles que recebem até 2 salários mínimos e se enquadram nos requisitos para recebimento.
Dessa forma, os valores do Abono Salarial são pagos anualmente pelo governo. Os trabalhadores privados recebem o PIS, através da Caixa Econômica Federal. No entanto, os servidores públicos recebem o PASEP, que é pago através do Banco do Brasil. Mas ainda há algumas dúvidas em relação ao pagamento do abono salarial em 2022. Sendo assim, hoje, o Blog Valor Diário explica tudo sobre os pagamentos 2022.
Pagamento abono salarial 2022
O pagamento do Abono Salarial PIS/PASEP 2022 aos trabalhadores foi concluído em março deste ano. Entretanto, os valores pagos são referentes às atividades realizadas formalmente no ano de 2020. Sendo assim, o governo irá repassar no ano que vem os pagamentos referentes ao ano de 2021.
Isso aconteceu porque em 2020 houve a suspensão do programa com a finalidade de evitar o aumento em massa do desemprego no país. Dessa forma, houve a transferência do dinheiro para o Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda.
Mas muitas pessoas acreditaram que neste ano seriam pagos os valores referente à 2020 e 2021. No entanto, o motivo do adiamento se dá por conta do orçamento limitado da União. O valor distribuído este ano soma 21 bilhões de reais, o que não é suficiente para suprir o pagamento do abono salarial de dois anos.
Você também pode gostar: Primeiro emprego: como montar um currículo atrativo para as empresas
Regras para receber o PIS/PASEP 2021
Não são todos os trabalhadores formais que têm direito ao benefício. Isso porque ele é distribuído para pessoas de baixa renda (até 2 salários mínimos). Além disso, esses trabalhadores devem seguir algumas regras preestabelecidas. Para isso, devem ter seguido os requisitos durante o ano de 2021:
- Ter trabalhado, pelo menos, 30 dias durante todo o ano corrente;
- Recebido salário mensal de até 2 salários mínimos;
- Ter cadastro no PIS/PASEP há, pelo menos, 5 anos;
- Estar com os dados atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no e-Social.
- A empresa contratante é a responsável por essas informações.
Os pagamentos PIS/PASEP 2021 serão realizados no ano que vem. No entanto, ainda não foram divulgadas as datas para os pagamentos, que provavelmente serão disponibilizadas em janeiro de 2023. Confira o vídeo abaixo veiculado no canal Geovani Santos no YouTube que ensina como consultar o PIS/PASEP pelo celular:
Leia a seguir: Como os chocolates artesanais se transformaram em geradores de renda? Confira