De acordo com a Caixa Econômica Federal, cerca de 45,2 milhões de pessoas já tiveram sua situação em análise finalizada e foram aprovadas para receberem o auxílio emergencial oferecido pelo Governo. Mas, muitos ainda reclamam da demora de sua solicitação em análise.
A Caixa explicou, através de uma entrevista com seu superintendente Ricardo Bier Troglio, o motivo da demora para finalizar e responder todas as análises. A empresa responsável pelas análises é a Dataprev.

O que a Dataprev faz?
A partir do momento que a Dataprev recebe uma solicitação em análise, ela coleta todas as informações oferecidas pela pessoa e por bancos de dados de organizações governamentais. A empresa cruza esses dados e verifica se as informações são verídicas e se o cidadão está apto a receber o auxílio emergencial.
Após essa análise, o resultado é enviado de volta à Caixa Econômica, que atualiza o status da solicitação em análise no aplicativo ou no site. O processo é demorado e pode levar cinco dias ou mais. A demora tem gerado muita ansiedade nos inscritos e isso tem gerado certa revolta na população.
7 em cada 10 inscritos são aprovados
Nesta quinta-feira (15), a Dataprev informou que analisou o primeiro lote analisado de trabalhadores informais, microempreendedores e contribuintes individuais. Nesse lote, cerca de 23 milhões de brasileiros foram analisados e 16,4 milhões tiveram a solicitação em análise aprovada.
Convertendo esses resultados em porcentagem, a Dataprev informa que cerca de 71% dos brasileiros inscritos no aplicativo ou site são aprovados para receberem o auxílio emergencial de R$600 através da Caixa Econômica.
Como acompanhar a solicitação em análise?
Ao se cadastrar no aplicativo ou no site, o inscrito tem acesso à plataforma para acompanhar sua solicitação. Na primeira tela, há uma opção de “Acompanhar minha solicitação”. Nessa opção, o inscrito é instruído a inserir seu CPF e um código, que é enviado via SMS para o número de celular cadastrado no momento da inscrição.
Após inserir o código, uma tela surgirá mostrando a situação atual do beneficiário. Três opções podem aparecer: solicitação em análise, aprovado ou reprovado. Essa é a forma principal de consultar essa informação.
As informações oferecidas são de que a expectativa é de que toda solicitação em análise vem sendo alterada desde a terça-feira (14). Mas, se o momento do cadastro foi tardio, o inscrito precisará esperar um pouco mais.