Suspensão das aulas presenciais no Recife já ultrapassam 100 dias

Desde o dia 18 de março, a suspensão das aulas presenciais no Estado de Pernambuco vem preocupando a população. A falta de aulas presenciais devido à pandemia do Novo Coronavírus já chega a 106 dias.

suspensão das aulas presenciais
Suspensão das aulas presenciais no Recife já ultrapassam 100 dias (Foto: Pixabay)

Leia: Inscrição no Cadastro único: Confira as novas formas liberadas na pandemia

Suspensão das aulas presenciais começou no início da pandemia

Antecipadamente, a gestão da cidade do Recife e de cidades adjacentes optou pela suspensão ainda no início da pandemia. Tanto escolas quanto faculdades optaram pela recomendação, iniciando o método de aulas online.

Porém, a previsão para o fim da quarentena era menor do que a duração real. O Governo do Estado de Pernambuco emitiu um decreto de suspensão que acabou ontem, dia 01 de Julho de 2020.

Suspensão das aulas mantidas mesmo com o fim do decreto

Em contrapartida, as aulas ainda não foram liberadas, devido ao atual risco de contágio que ainda permanece no Estado. De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, há um plano de retomada sendo criado para que a suspensão das aulas presenciais acabe e os alunos possam voltar às salas de aula de forma segura.

Prorrogação do decreto 

Igualmente, a Secretaria informou que há previsão de uma nova prorrogação, mas que esse decreto não tem ligação direta com o plano de retomada. Nesse ínterim, o plano será dividido em três etapas que ainda estão sendo analisadas para uma total eficácia.

Atualmente, a previsão é de que o Conselho Nacional de Educação se posicione sobre a nova prorrogação de suspensão e sobre a liberação do novo plano de retomada ainda essa semana.

Faculdades com aulas suspensas até o fim do ano

De acordo com Arnaldo Mendonça, atual diretor do SINEPE (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Pernambuco), a UFPE ( Universidade Federal de Pernambuco), não definiu um planejamento de retorno e aguarda a liberação oficial do Governo do Estado.

Por outro lado, a UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco) já tem um plano de retomada elaborado e pronto para atuação para ser entregue no dia 15 de Julho.

Em síntese, o MEC liberou uma portaria que mantém a suspensão das aulas presenciais até o dia 31 de Dezembro de 2020. Com isso, o método de aulas online será estendido até o fim do segundo semestre.

Leia: Reabertura do comércio do Recife: Confira novidades e opinião pública

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.