Veja o calendário PIS 2022

Saiba mais sobre o calendário do PIS no próximo ano

Faltam poucos meses para começar o calendário do saque PIS Pasep 2022 (abono salarial). Ele era para ter sido pago em 2021, mas foi adiado.

Esta foi uma decisão tomada em março na reunião do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador – CODEFAT. Isto é, em face da situação da pandemia do novo Coronavírus, após o acordo entre governo, empresas e trabalhadores. Hoje 29/10, o Valor diário vai te explicar como ficou o Calendário PIS 2022 após as últimas definições! Então, acompanhe!

Novo calendário do PIS 2022

Com o adiamento do abono salarial para o ano que vem, foram feitas regras e condições do programa. De acordo com a resolução 896, o abono salarial do PIS Pasep será pago entre os meses de janeiro a dezembro. E não mais a partir de julho, entre um ano e outro, como costumava ser. A resolução prevê, no entanto, buscar assegurar que todos recebam o PIS Pasep durante o primeiro semestre de 2022.

Período de identificação

Os procedimentos operacionais para identificação dos trabalhadores com direito ao abono salarial serão feitos no período entre o mês de outubro de 2021 e janeiro de 2022. Isto é, conforme os dados que as empresas enviaram por meio da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

Deve-se divulgar o calendário com as datas de pagamento do PIS Pasep em 2022, isto é, após o processamento dos dados por parte do governo federal.

Quem tem direito?

O PIS Pasep irá contemplar o trabalhador que trabalhou com carteira assinada no ano de 2020. Além disso, contempla também aqueles que não tiveram os seus repasses realizados no último mês de julho, devido ao adiamento dos repasses.

Requisitos para saque do PIS Pasep:

  • Cadastro no PIS/PASEP há no mínimo cinco anos;
  •  Tenha recebido remuneração com média máxima de dois salários-mínimos e com a carteira assinada no anos de 2021 e 2022;
  •  Pegue seus dados informados pelo empregador na Relação Anual de informações Sociais (RAIS/eSocial);
  • Tenha exercido atividade para pessoa jurídica durante período mínimo de 30 dias, sendo eles consecutivos ou não, no ano considerado.

Qual o valor para o PIS 2022?

Em 2022, o PIS Pasep pagará até um salário-mínimo vigente. O valor a ser pago vai depender do tempo de trabalho: então, quem trabalhou o ano todo receberá um salário-mínimo. Além disso, para quem trabalhou por um período menor, receberá o benefício proporcional.

Veja também: Entenda Planejamento Financeiro De Forma Simples E Fácil.

Quem tem direito ao PIS PASEP em 2022? Veja agora

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.