Aprenda a declarar as criptomoedas no imposto de renda corretamente

Chega de ficar perdido na hora de declarar o IR

Recife, domingo, 1 de maio, por Guilherme Lopes — Você sabia que o imposto de renda também se aplica as criptomoedas? Se a sua resposta foi não, então hoje te mostraremos como isso funciona. Nós do Valor Diário montamos esse artigo para te mostrar como o IR se aplica a essa categoria de investimento.

Se você esta pensando em começar a comprar criptomoedas, ler esse artigo é muio importante para você. Por isso pegue um papel e uma caneta para anotar cada informação desse artigo, hoje você verá que declarar as criptomoedas no imposto de renda é mais simples do que parece

Não deixe de ler: Trabalhar 6h por dia é mais produtivo do que 8h: especialistas comprovam isso

O que é imposto de renda?

O IR é um tributo cobrado por diversos países incluindo o Brasil, e é basicamente um imposto cobrado a cada contribuinte, independente de ser pessoa física ou jurídica. Esse imposto é uma parcela que o governo retira de sua renda mensal.

Como o IR se aplica as criptomoedas?

Mas como esse imposto se aplica as criptomoedas? Segundo a Receita Federal todos que possuem 5.000 reais ou mais em criptomoedas são obrigados a fazer a declaração dessas criptomoedas na declaração anual de imposto de renda. Por isso se você possui um valor inferior a 5.000 reais em criptomoedas, então não precisa se preocupar com o IR.

Leia também: Veja quais são as profissões que aposentam mais cedo

Aprenda a declarar as criptomoedas no imposto de renda corretamente. Fonte: banco de imagens gratuitas pixabay
Aprenda a declarar as criptomoedas no imposto de renda corretamente. Fonte: banco de imagens gratuitas pixabay

Porém, essa obrigatoriedade não conta caso você possua 2.500 reais em Bitcoin e 2.500 reais em ethereum, não é obrigatório fazer a declaração. Mas caso você possua  6.000 reais em Bitcoin e 1000 reais em ethereum.

Vale ressaltar que caso você negocie mais de 35 mil reais em criptomoedas em um único mês também é preciso pagar imposto sobre os lucros. Mas em transações inferiores a 35 mil reais, os lucros são isentos de imposto de renda.

Conclusão

Muitas pessoas tem medo de ter que declarar investimentos no imposto de renda por pensarem ser algo complicado, então se você deseja aprender mais sobre isso, não deixe de assistir o videi a seguir do canal. Tomamos como base para esse artigo a matéria do blog nubank publicado em março de 2022 por Jonhatan Castro.

Leia depois: Como a oscilação do dólar afeta os investimentos? Saiba o que analisar antes de investir

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.