Recife, segunda-feira, 30 de maio, por Guilherme Lopes — Se você investe em bitcoin então é muio importante estar atento a como o imposto de renda se aplica as criptomoedas e como declarar. Por isso nós do Valor Diário montamos esse artigo, para que você não tenha problemas com a lei.
Lembre-se que sonegar o imposto de renda é ilegal, então se você não quiser pegar de 6 meses a 2 anos de prisão. Além de precisar pagar multas, então esse artigo foi escrito especialmente para você. Por isso pegue um caderno e uma caneta para anotar cada detalhe presente nesse artigo.
O que é o imposto de renda?
O imposto de renda é basicamente um tributo que a maioria dos países ao redor do mundo cobra e o Brasil está incluso nessa lista. Esse imposto é cobrado sobre os ganhos de pessoas físicas ou pessoas jurídicas, então é por isso que o nome do tributo é imposto de renda.
A declaração do IR deve ser feita de forma anual, e sonegá-lo consiste em um crime fiscal, que pode ser punido com prisão de 6 meses a 2 anos, além é claro das multas que serão cobradas. Muitas pessoas ainda enfrentam dificuldade na hora de fazer a declaração, mas existem muitas formas de declarar sem passar perrengue. Hoje em dia existem sites e plataformas que fazem a declaração para você.
Como declarar as criptomoedas no imposto de renda?
Mas afinal, como fazer a declaração das criptomoedas na declaração anual do imposto de renda? Muitas pessoas deixam de comprar criptomoedas por acharem difícil fazer a declaração. Porém, fazer a declaração é mais fácil do que parece, em primeiro lugar nem todos investidores precisam declarar as criptomoedas.
Se você não possuir mais de 5 mil reais em criptomoedas, ou se você não faz operações que ultrapassem os 35 mil reais, então você não é obrigado a fazer a declaração. Vale ressaltar que se você possuir 2 mil reais em bitcoin e 6 mil reais em ethereum, então apenas a declaração do bitcoin é necessária.
Conclusão
Se você deseja aprender mais sobre esse tema, então não deixe de conferir o video a seguir do canal Usecripto. Esse artigo foi escrito com base na matéria do blog Nubank, publicado em março de 2022 por Jonathan Castro.