Criptomoedas: como o investidor iniciante investe e como escolher a melhor? Entenda de vez aqui

Evite os riscos de prejuízos no mercado das criptomoedas com alguns conselhos básicos, mas importantes

Paraipaba, 5 de maio, por Nonato Vieira ─ As criptomoedas são ativos digitais que existem somente no universo virtual. Por isso, um investidor iniciante precisa ser cauteloso ao dar os primeiros passos neste tipo de investimento. Aliás, todo investimento tem o seu fator de risco e exige algum conhecimento para evitar grandes prejuízos. Assim, acompanhe aqui, no Valor Diário, os principais cuidados para entrar no negócio das criptomoedas.

Uma importante informação é que os ativos digitais não têm regulamentação definida nem um agente de controle centralizado. Portanto, no caso do investidor aprendiz sofrer um golpe não tem a quem apelar. Outro problema é que as moedas digitais são extremamente voláteis, o que causa uma constante variação na cotação das mesmas.

Leia também. Tesouro Direto; como investir e quais os melhores para o mês de maio?

Criptomoedas, como o investidor iniciante investe e como escolher a melhor. Entenda de vez aqui - foto canva
Criptomoedas, como o investidor iniciante investe e como escolher a melhor. Entenda de vez aqui – foto canva

Um investidor iniciante deve buscar informações

A informação é a principal defesa que um investidor iniciante pode conseguir para evitar perdas. É preciso pesquisar muito para conhecer os ativos mais sólidos no mercado, como o Bitcoin e a Ethereum, por exemplo.

O ideal é começar com uma assessoria de uma corretora especializada e respeitada até adquirir o conhecimento necessário para agir sozinho. Contudo, isso não é obrigatório, já que a negociação pode ser feita diretamente entre os interessados na forma Peer-to-peer (p2p).

Além disso, os especialistas recomendam nunca investir todo o capital nas criptomoedas. Nesse sentido, reserve no máximo entre 5% e 8% para os ativos digitais, aplicando o restante em ativos físicos mais estáveis.

Como as criptomoedas têm um formato digital, é necessário saber como garantir a segurança dos ativos por sua própria conta, ou delegar esse trabalho para uma corretora.

Para você: Klabin (KLBN4): companhia lucra R$875 milhões no 1º trimestre de 2022

Certamente que as corretoras ou bolsas de valores cobram por seus serviços de custódia. Entretanto, diminuir um pouco o lucro em nome da segurança pode ser uma boa ideia.

Fundos de investimentos

O investidor iniciante pode optar por aplicar o seu capital em um fundo de investimento credenciado. Existem no país diversos fundos em atividade. Essa opção permite começar sem ter que conhecer o assunto completamente.

Por fim, operações de investimentos são estreitamente ligadas ao risco, que é proporcional ao valor que o investidor deseja ganhar.

No site da CNNBrasil, e em muitos outros na rede, o interessado vai encontrar manuais completos de como  ser um investidor iniciante em criptomoedas. Ademais, no vídeo abaixo do canal FDR também tem informações interessantes sobre o tema.

Leia ainda: +Milionária; nova loteria tem prêmio mínimo de R$ 10 milhões; confira agora

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.