Laguna, quinta-feira, 12 de maio, por Sara Araújo — abrir o MEI é simples e ajuda a vida de muita gente. No entanto, algumas pessoas acabam caindo em um erro bobo e podem se prejudicar ao abrir seu CNPJ, pagando o que não se deveria e se complicando no momento de abertura. No Valor Diário você verá a melhor forma de abrir seu MEI, confira.
Esse é um erro que muita gente cai e que, infelizmente, não há muito o que se fazer, a não ser se vacinar com informações corretas e úteis. Depois desse post você não irá cair nesse erro ao abrir seu MEI.
Abrir MEI: principal erro que muita gente cai ao abrir seu CNPJ MEI
Você virou um autônomo ou autônoma e tem seu comércio ou produto e deseja, portanto, ter um CNPJ. Isso é o mais natural, para profissionalizar sua carreira, ajudar a ter ainda mais autonomia e melhorar a forma como o negócio é apresentado. Isso dá muito mais confiança para o seu cliente.
Dependendo do tipo de empresa que você tem você não precisa pagar por nenhum tipo de burocracia, você poderá ser um MEI, um Micro Empreendedor Individual. Normalmente, quando queremos abrir o nosso MEI, existem uma série de empresas que cobram vários valores por isso, te cobrando entre 200 e 500 reais para fazer o que é possível fazer de graça. Você não precisa pagar nada, basta ir até o site oficial do governo e recuse pagar algo caso seja necessário, como nos aponta matéria do G1 publicado em janeiro de 2022.
Como MEI você só precisará pagar um imposto mensal, que servirá para que você possa receber aposentadoria futuramente, mas é somente isso e depois de abrir seu MEI. Todas as informações você encontrará no site do Governo, de forma muito prática e intuitiva.
Se você ainda ficou com alguma dúvida de como fazer isso ou quer outras informações em relação ao MEI, você poderá consultar o vídeo abaixo, do canal Monetizando | Negócios, que há 3 meses fez uma publicação no YouTube explicando 12 vantagens de se tornar MEI em 2022.
Por fim, veja também: O Que É Um Freelancer? Aprenda O Que Um Profissional Independente Faz