Aposentadoria por idade em 2022; após reforma, descubra quando pode solicitar e de quanto será sua aposentadoria

Com a reforma da previdência social, regras para aposentadoria por idade também foram alteradas

São Paulo, quarta-feira, 11 de maio, por Cristiane Luzio Rodrigues – para aposentadoria por idade em 2022 ainda está ocorrendo a fase de transição, conforme a reforma previdenciária de novembro de 2019. Sobretudo, atingiu àqueles que estão em vias de cumprir todos os requisitos para o benefício. Em síntese, a aposentadoria por idade engloba os fatores idade e tempo de contribuição. Neste ínterim, segundo as novas regras, os critérios de idade, tempo de contribuição e cálculo do valor do benefício sofrem alterações significativas

Dessa forma, o Valor Diário reúne aqui todas as principais informações para saber se cumpre com todos os requisitos para querer sua aposentadoria por idade em 2022. Ainda mais, saberá também como providenciar o seu pedido facilmente, totalmente online.

Você pode se interessar: Por que funcionários estão pedindo demissão, mesmo como desemprego em alta? Entenda aqui

Aposentadoria por idade em 2022; após reforma, descubra quando pode solicitar e de quanto será sua aposentadoria (reprodução de imagem Canva)
Aposentadoria por idade em 2022; após reforma, descubra quando pode solicitar e de quanto será sua aposentadoria (reprodução Canva)

O que são as regras de transição criadas com a reforma previdenciária?

Como dito, a reforma previdenciária alterou os requisitos para concessão de aposentadorias. Porém, para quem já estava prestes a cumprir as regras anteriores e não serem bruscamente afetados, foram criadas as regras de transição.

Portanto, as regras de transição se referem à aplicabilidade, de maneira gradativa, do acréscimo de 6 meses à idade mínima exigida para mulheres, a partir do ano de 2020. Por oportuno, cumpre destacar que a idade mínima para homens não sofreu alteração. Em resultado, para as mulheres se aposentarem em 2022, quanto ao fator idade, deverá ter, no mínimo, 60 anos e seis meses.

Leia também: Como funcionam Pix saque e Pix troco? Entenda diferença e como usar as funções

Quais são as regras para aposentadoria por idade em 2022?

Assim, ressalvadas as hipóteses de direito adquirido, basicamente, as regras para aposentadoria por idade em 2022 são:

  • Mulheres: 61 anos e 6 meses de idade e 15 anos de contribuição;
  • Homens: 65 anos de idade e 15 anos de contribuição.

Ainda mais, também foi alterada a fórmula para cálculo do valor do benefício. Ou seja, agora o para chegar ao valor leva-se em consideração a média de todos os salários. Ao contrário de antigamente, onde se utilizavam os maiores salários do beneficiário.

Em síntese, agora o cálculo é realizado da seguinte maneira: média de todos os salários de contribuição a partir de julho de 1994 ou de quando se iniciaram as contribuições; e, com o resultado da média, o valor do benefício será de 60%, com acréscimo de 2% ao ano que superar 20 anos de recolhimento, para os homens, e, para as mulheres, ao que exceder 15 anos das contribuições.

Como requerer?

Por fim, em cumpridos os requisitos legais para o direito ao benefício, basta entrar no site “Meu INSS”; fazer o login utilizando a conta gov.br; logo após clicar em “Novo Pedido” e, então, seguir todas as instruções de preenchimento. Conforme matéria de Aline Macedo, do dia 9 de maio, do g1.

Para ilustrar, assista este vídeo: “Posso aposentar por idade mesmo não tendo 15 anos de contribuição?”, do Canal Petró Advocacia, do YouTube.

Confira também: Quais são as ações mais recomendadas por especialistas para comprar em maio; confira

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.