Auxílio Brasil: Inscrição no cadastro único dá direito ao benefício?

O Cadastro Único e o Auxílio Brasil estão interligados?

Recentemente o benefício do Bolsa Família deu espaço ao chamado Auxílio Brasil. No entanto, ainda existem muitas dúvidas. Entre elas, é se as pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) já têm acesso ao Auxílio Brasil. Para ajudar a solucionar essa dúvida, hoje 03/11, aqui no Valor Diário, explicaremos se ambos estão conectados e traremos a resposta! Confira!

Inscrição no Cadastro Único garante o Auxílio Brasil?

Auxílio Brasil

A princípio, o benefício que veio para substituir o Bolsa Família já está dando o que falar, e ao mesmo tempo aguçando a curiosidade de todos com as mudanças. Afinal, já eram 18 anos de Bolsa Família.

Por definição do Ministério da Cidadania, o Auxílio Brasil integra em um só programa, várias políticas públicas de assistência social, como: Saúde, educação, emprego e renda.

No caso das famílias em situação de extrema pobreza e famílias pobres com gestantes e pessoas com até 21 anos de idade, também terão direito ao benefício.

Direito ao Auxílio Brasil
Auxílio Brasil: Inscrição no cadastro único dá direito ao benefício? Foto: Canva Pro

Quem está inscrito no Cadastro Único já tem direito ao Auxílio Brasil?

A resposta para esse questionamento é: Torna necessário ter a inscrição no Cadastro único para receber o auxílio. É indispensável atualizar os dados para considerar os requisitos.

Além disso, esse cadastro é indispensável para a formulação de políticas públicas, pois os dados demonstram as condições reais da população. Isso por que, a atualização de dados funciona como uma via de mão dupla onde o Governo Federal consegue atingir as pessoas em condições de pobreza e extrema pobreza, assim como identificar esse contingente.

Como realizar a inscrição no Cadastro Único?

Primeiramente, para se inscrever no CadÚnico é necessário procurar a prefeitura da sua cidade. Existem diversas prefeituras regionais/prefeituras bairros espalhadas pelas cidades.

Então, esteja munido de CPF, título de eleitor, certidão de nascimento, certidão de casamento e RG.

Por fim, recomenda-se que as mulheres chefe de família realizem a inscrição.
E então? Você que tem direito ao novo benefício federal e já está inscrito no CadÚnico?

Leia também: Veja As Novas Taxas De Juros Anunciadas Pelo Banco Central E No Que Ela Vai Interferir

Educação financeira: descubra INVESTIMENTOS FÁCEIS A PARTIR DE R$50

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.