Combustível e comida mais caros podem levar a mais um aumento da taxa Selic para conter a inflação; entenda aqui

A taxa Selic é um valor determinado para todo o território brasileiro que define a taxação básica de juros da economia nacional

Goiânia, sábado, 28 de maio, por Willames Sales – você deve ter percebido que nos últimos tempos a inflação foi devastadora. Dessa forma, a taxa Selic nunca teve um aumento tão alto quanto com os últimos ajustes.

Pensando nisso, muitas questões estão relacionadas com a taxa de inflação entraram em pauta. O Valor Diário vai te explicar porque o aumento no preço dos combustíveis e o aumento dos alimentos podem ser potencializadores da inflação.

Confira: mega-Sena de R$ 65 milhões, bolada milionária faz apostadores ter estratégias para jogos, veja aqui

O que é a taxa Selic?

A taxa Selic é um valor determinado para todo o território brasileiro que define a taxação básica de juros da economia nacional. Isso quer dizer que compras em crédito, por exemplo, tem uma porcentagem de crescimento segundo os números da taxa Selic.

Combustível e comida mais caros podem levar a mais um aumento da taxa Selic para conter a inflação; entenda aqui
Combustível e comida mais caros podem levar a mais um aumento da taxa Selic para conter a inflação; entenda aqui /
Créditos de imagem pixabay

O banco nacional pode definir os valores da Selic conforme a taxa inflacionária do país. Essa ação tem o objetivo de barrar a inflação, porém, isso pode desacelerar a economia do país, porque não haverá estímulo para compras e vendas visto que as taxas são tão altas.

Leia também: dinheiro esquecido, descubra se ainda dá tempo de sacar o seu dinheiro, confira

O que o combustível e a comida têm a ver com a inflação?

No Brasil, o transporte de produtos, alimentos e mercadorias é feito por meio das rodoviais na maioria dos estados. Isso quer dizer que toda a economia gira por conta de caminhões movidos à combustível.

Com isso em mente, caso o aumento dos combustíveis prejudique o lucro dos fornecedores, eles acabam aumentando o preço da matéria-prima. No fim das contas, isso pode prejudicar você, pois o produto final sempre será mais caro.

Da mesma forma, a produção de alimentos se torna muito mais difícil, culminando no aumento desses intens. Você pode concluir, portanto, que essas ações são fatores inflacionários, por isso houve o aumento da taxa Selic.

Conforme a matéria publicada por Jamile Racanicci, para o portal G1, em maio de 2022,  a taxa Selic está em 12,75%. O que quer dizer que já está alta e, por conta dos últimos acontecimentos, dente a crescer ainda mais. 

Veja este vídeo, “4 motivos para disparada no preço dos combustíveis no Brasil”,  do canal, “BBC News Brasil” do YouTube para saber mais detalhes.

Confira: qual valor do salário mínimo em 2023? Confira qual é a expectativa de aumento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.