Como o imposto de renda se aplica a poupança? Descubra hoje

É preciso declarar a poupança na declaração anual de imposto de renda? Descubra hoje

Recife, domingo, 8 de maio, por Guilherme Lopes — Apesar de a poupança ser basicamente o pior investimento do mercado, muitas pessoas a escolhem como primeiro investimento pela segurança, mas afinal como o imposto de renda afeta esse investimento? Hoje aqui no Valor Diário te mostraremos. Por isso pegue um papel e uma caneta para anotar cada detalhe desse artigo, pois as informações desse artigo são muito importantes.

Sonegar o imposto de renda é crime, então é preciso ter muito cuidado para não errar na hora de declarar o IR. Então se você quiser evitar problemas com a justiça, mantenha-se atento a esse artigo, e não deixe de anotar os pontos mais importantes. Se você investe na poupança e ainda tem dúvidas a respeito do imposto de renda, então esse artigo pode ser a diferença entre você ter ou não dor de cabeça na hora de declarar o imposto de renda.

Não deixe de conferir: Anitta e Nubank (NUBR33): cantora é membro do conselho de administração da fintech; confira aqui detalhes

O que é a poupança

Mas afinal o que exatamente é esse investimento? A poupança consiste em uma reserva que rende juros. Esse rendimento é definido em lei e varia de acordo com a taxa Selic, para pessoas físicas quando a Selic está a 8,5% ao ano a poupança rende 0,5% ao mês.

Como o imposto de renda se aplica a poupança? Descubra hoje. Fonte: pixabay
Como o imposto de renda se aplica a poupança? Descubra hoje. Fonte: pixabay

Leia também: Magazine Luiza (MGLU3): será o fim? Ações da varejista despencam quase 20% em um mês; descubra se é hora de vender

Como o IR se aplica a esse investimento?

Em primeiro lugar a poupança é isenta de imposto de renda, porém mesmo assim é preciso declarar o investimento na declaração anual do imposto de renda. Vale ressaltar que você precisa declarar apenas o saldo que já existia na conta poupança antes de 31 de dezembro do ano anterior.

A poupança é o pior investimento do mercado quando se trata de rentabilidade e segurança, pois muitos outros investimentos combinam esses dois atributos de uma maneira bem melhor. Porém, mesmo assim muitas pessoas usam essa aplicação para entrar no mundo dos investimentos.

Conclusão

Se você deseja aprender mais a respeito do imposto de renda na poupança, então não deixe de assistir o video a seguir do canal Segato finanças e gestão. Esse artigo foi escrito com base na matéria do blog Nubank publicado em março de 2022 por Joyce Afonso.

Confira também: Azul cai mais de 7.2% no primeiro pregão de maio; saiba se é hora de comprar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.