Como o imposto de renda se aplica ao aluguel? Aprenda nesse artigo

Aprenda como declarar o rendimento ou os gastos do aluguel no imposto de renda

Recife, terça-feira, 24 de maio, por Guilherme LopesMuitas pessoas enfrentam dificuldade na hora de declarar o imposto de renda, muitos possuem dúvidas a respeito do que deve ser declarado no IR. Por isso se você deseja aprender mais a respeito de como declarar o imposto de renda corretamente, então esse artigo do Valor Diário  é indispensável para você.

Se você vive em uma casa alugada ou se você possui um imóvel e o colocou para aluguel, então esse artigo foi escrito especialmente para você. Pois, nesse artigo te mostraremos como o IR se aplica aos rendimentos ou gastos com aluguel.

Leia também: Como ganhar dinheiro com o Instagram? Confira o que poucos sabem

O que é imposto de renda?

Em primeiro lugar, o que é o imposto de renda? Basicamente o IR é um tributo cobrado pela maior parte dos países no mundo, inclusive o Brasil, por isso se você não sabe como declarar o IR, é muito importante aprender.

Pois não declarar o imposto de renda ou declarar de maneira errada é algo arriscado, pois pode te trazer problemas jurídicos. A sonegação total ou parcial do imposto de renda consiste em um crime fiscal, podendo se punido com reclusão de seis meses a dois anos, além é claro de multa.

Como o imposto de renda se aplica ao aluguel? Aprenda nesse artigo. Fonte: Pixabay
Como o imposto de renda se aplica ao aluguel? Aprenda nesse artigo. Fonte: Pixabay

Não deixe de ler: Dividendos Banco do Brasil (BBAS3) serão de R$ 1,9 bi; confira detalhes sobre os pagamentos aqui

Como declarar o aluguel no IR?

Mas afinal como declarar o aluguel no imposto de renda? Existem três formas de fazer essa declaração. A primeira é como inquilino, nesse caso a declaração deve ser feita na ficha de pagamento, já como dono do imóvel alugado isso é um pouco mais complexo.

Porém ainda assim não é nada impossível de se fazer, basta informar os rendimentos provenientes do imóvel alugado na aba de rendimentos tributáveis, caso o inquilino seja uma pessoa física. Mas caso o imoveis tenha sido alugado para uma pessoa jurídica, será preciso informar os rendimentos na ficha de rendimentos tributáveis de pessoa jurídica.

Conclusão

Se você deseja aprender mais a respeito desse tema, então não deixe de conferir o video a seguir do canal Contabilidade facilitada. Esse artigo foi escrito com base na matéria do portal Investnews em janeiro de 2022.

Não deixe de conferir: Como ser técnico de futebol e qual o salário de um treinador?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.