Como o IR se aplica ao microempreendedor individual? Descubra aqui

Aprenda nesse artigo fazer a declaração anual do imposto de renda

Recife, terça-feira, 24 de maio, por Guilherme Lopes — Você é um MEI? Então saber como o imposto de renda se aplica ao microempreendedor individual, para evitar problemas com a receita federal. Aqui nesse artigo do Valor Diário te mostraremos em quais casos o MEI precisa declarar o imposto de renda e como isso deve ocorrer.

Por isso se você deseja aprender a fazer a declaração anual do imposto de renda como microempreendedor individual, então esse artigo é muito importante para você. Pois, a sonegação total do imposto de renda, ou até mesmo sua sonegação parcial consiste  em um crime fiscal que pode te fazer pegar prisão de seis meses á dois anos, além também da multa.

Leia também: Como ganhar dinheiro com o Instagram? Confira o que poucos sabem

O que é um microempreendedor individual?

Em primeiro lugar é preciso entender o que é um microempreendedor individual, também conhecido como MEI. Como o próprio nome já diz essa é uma modalidade de negócio onde você trabalha quase que totalmente sozinho, pois existe uma limitação de funcionários. O MEI não pode contratar mais de um funcionário, além de precisar possuir um lucro bruto anual abaixo de 81 mil reais e nunca ter sido socio ou titular de alguma outra empresa. 

Como o IR se aplica ao microempreendedor individual? Descubra aqui. Fonte: Pixabay
Como o IR se aplica ao microempreendedor individual? Descubra aqui. Fonte: Pixabay

Não deixe de conferir: Como ser técnico de futebol e qual o salário de um treinador?

Como um MEI deve declarar o IR?

Mas afinal como o microempreendedor  individual deve fazer a declaração anual do imposto de renda? Isso é bem mais simples do que parece. Em primeiro lugar é preciso ter em mente que o MEI que possui um lucro abaixo de 28.559,70 por ano ou 2.379,97 por mês são isentos do IR. Já os microempreendedores que ultrapassam esse valor precisam declarar os lucros.

Provavelmente você deve estar achando que fazer a declaração é algo complicado, porém isso é mais simples do que parece. Basicamente o MEI só precisa declarar os lucros líquidos, ou seja, você precisa pegar o seu lucro bruto e subtrair pelos seus gastos com o empreendimento. O resultado será seu lucro líquido e precisará ser declarado.

Conclusão

Se você deseja aprender mais a respeito desse tema então não deixe de assistir o video a seguir do canal Sebrae talks. Esse artigo foi escrito com base na matéria do portal Investnews, publicado em abril de 2022.

Não deixe de ler: Dividendos Banco do Brasil (BBAS3) serão de R$ 1,9 bi; confira detalhes sobre os pagamentos aqui

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.