Como proteger meu dinheiro de golpes do Pix; saiba dicas essenciais para não ser uma vítima

Aprenderá hoje os principais cuidados que deve ter com o Pix

Seabra, segunda-feira, 30 de maio, por Cauê Martins — O Pix sistema de pagamentos digital, se popularizou bastante no Brasil, nos últimos anos. No entanto, com o surgimento desse serviço, apareceu também os golpes do Pix.

Dessa forma, no Valor Diário, você saberá o que fazer para proteger seu dinheiro de golpes do Pix. Dicas essenciais que evitará você passar por essa situação. Continue lendo e saiba mais! 

Veja: Bandeira verde na conta de energia será mantida em junho; confira o que diz a Aneel

Principais golpes do Pix

Primeiramente, é importante saber quais são os golpes mais praticados e que você deve sempre ficar atento(a) para não acontecer com você!

Falso Funcionário

Neste caso, o golpista se passa por um atendente de banco e oferece ajuda para o desconhecido cadastrar uma chave PIX. Assim, para executar o serviço perfeitamente, diz ser necessário fazer um teste. 

Dessa forma, a vítima faz a transferência para a conta do golpista, e é assim que o golpe acontece. Com isso, por ser um valor transferido por conta própria, não será possível reaver o valor. 

Clonagem de WhatsApp

Como proteger meu dinheiro de golpes do Pix; saiba dicas essenciais para não ser uma vítima - reprodução Canva
Como proteger meu dinheiro de golpes do Pix; saiba dicas essenciais para não ser uma vítima – reprodução Canva

A clonagem de WhatsApp existe há bastante tempo. No entanto, com a chegada do Pix, foi aprimorada e mais utilizada. Nessa ocasião, o golpista cria mensagens se passando por uma empresa que a vítima tem ou já teve algum contato. 

Dessa forma, é solicitado um código enviado pelo SMS para autenticar ou atualizar algum cadastro. Com isso, o WhatsApp é clonado, permitindo o envio de diversas mensagens para os contatos da vítima. Solicitando uma ajuda financeira, através do Pix (a chave é do criminoso) ou oferecendo a venda de algo.

Bug do Pix

Nesta situação, o criminoso lança várias mensagens afirmando que o Pix está com problemas e que ao fazer transferências para chaves aleatórias, você irá receber o dobro ou prêmios. 

Dessa forma, ao acreditar nisso as vítimas vão fazer as operações. Então, os valores transferidos será tudo para a conta do golpista. 

Confira: INSS: novas regras para cálculo de aposentadoria por invalidez; entenda como ficará o seu benefício

Dicas para evitar os golpes do Pix

Após saber quais são os golpes do Pix mais praticados. Você vai descobrir o que fazer para evitar ser uma vítima.

Desconfie

Primeiramente, sempre fique atento e desconfie. Então, preste atenção a identidade de quem está solicitando. Em caso que estiver com dúvida da mensagem recebida, não faça a operação. 

Telefonemas, mensagens ou SMS

Do mesmo modo, é nunca acreditar em SMS, ligações, e-mails ou mensagens pelo WhatsApp que oferecem serviços relacionados ao Pix. Isso porque os bancos não entram em contato com o cliente dessa maneira. 

Dessa forma, crie suas chaves Pix sempre dentro do ambiente bancário. Sendo por app ou indo na agência. 

Além disso, ao receber uma mensagem pelo WhatsApp de um amigo solicitando Pix. Assim, confirme por ligação ou pessoalmente. Lembrando que a plataforma de mensagens pode estar clonado. 

O que fazer se cair em golpes do Pix?

Segundo a publicação feita em 16 de setembro de 2021, por Álvaro Campos no Globo.com, ao cair em algum golpe do Pix, deve imediatamente comunicar ao banco e registrar boletim de ocorrência. 

Além disso, é indicado também que ao ser uma vítima desses golpes, é ligar para a operadora do chip para bloqueá-lo. Assim, evitará a clonagem e que outras pessoas também sejam vítimas. 

No vídeo abaixo do canal Nerds de Negócios, você pode conferir mais golpes do Pix e saber ficar ainda mais atento. Veja!

Leia também: imposto de renda 2022; prazo para declaração encerra dia 31; descubra para quem é obrigatória

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.