Recife, domingo, 31 de julho, por Guilherme Lopes — Você já ouviu falar da profissão de freelancer? Se a sua resposta foi sim, então possivelmente você deve ter se maravilhado com a carreira desse tipo de profissional. Porém, entrar nesse ramo não é tão fácil quanto parece, e hoje te mostraremos isso hoje nesse artigo.
Por isso se alguma vez você já pensou em seguir a carreira de profissional independente e passar a trabalhar para si mesmo, no conforto do seu lar. Então pegue um caderno para anotar cada dica apresentada nesse artigo do Valor Diário a respeito de como se tornar um freelancer, mesmo nunca tendo trabalhado com isso antes. Por isso se você é um freelancer iniciante, e não sabe por onde começar, então está no lugar correto.
O que é um freelancer?
Mas afinal, o que esse profissional faz? Basicamente o termo freelancer quando traduzido é literalmente profissional independente. Ou seja, um profissional que não possui nenhum vínculo empregatício com o contratante. Esse tipo de profissional costuma trabalhar com contratos de curta ou média duração, ou também com contratos que estipulam um limite de serviços produzidos antes do término do contrato.
Por exemplo, um redator pode ser contratado para escrever 10 artigos, e após isso o contratante e o profissional não possuirão nenhum vínculo um com o outro. Essa forma de trabalho possui muitos benefícios, porém também existem desvantagens.
A principal vantagem é a possibilidade de escalonar com facilidade o quanto você recebe, a principal desvantagem é a ausência de direitos trabalhistas. Porém, esse problema pode ser facilmente resolvido com planejamento, conforme você adquirir experiencia, lidar com essa desvantagem se torna mais fácil.

Dicas para se tornar um bom freelancer
Mas afinal, como ser um bom freelancer? Se você quer se sair bem como profissional independente é muito importante levar algumas coisas em conta. Por exemplo, o preço que você cobrará por cada serviço, tenha em mente que ao entrar agora nesse mercado, o seu preço deve ser competitivo. Ou seja nem tão caro e nem tão barato, procure um meio-termo, pois conforme você se tornar reconhecido no seu ramo, cobrar valores maiores será possível.
A segunda dica é considerar que será às vezes preciso pegar alguns serviços mais simples para adquirir experiencia. Mesmo que você deseje participar de grandes projetos, por ser um freelancer iniciante, a ausência de experiência é um fator que dificultará o processo de ser aceito para tais projetos. Então participar de projetos menores e mais simples para se tornar mais experiente e montar um portfolio é essencial.
Conclusão
Se você deseja aprender mais a respeito do tema desse artigo, então não deixe de conferir o video a seguir do canal Nerd de negócios.