Recife, sexta-feira, 27 de maio, por Guilherme Lopes — Como sair do vermelho é uma das principais pesquisas quando se trata de finanças, e hoje te mostraremos o caminho para sair das dívidas. Então se você cansou de como a sua situação financeira está, esse artigo do Valor Diário foi escrito especialmente para você.
Por isso pegue um caderno e uma caneta, pois a seguir te mostraremos quais são os 3 passos para sair definitivamente do vermelho. Depois desse artigo você nunca mais será atormentado pelas dívidas, então se você deseja alcançar a liberdade financeira, esse artigo é indispensável para você.
Não deixe de ler: Como vender qualquer coisa? Dicas infalíveis para você vender
Saiba o que te colocou nessa situação
O primeiro passo para sair do vermelho é identificar o que te colocou nessa situação, talvez você ganhe muito pouco, ou sofra com a compulsão por compras. Identificar a raiz do mal é essencial para saber as medidas que precisarão ser tomadas, então separe um tempo para refletir a respeito da sua situação financeira e o que te gerou tantas dívidas.
Saiba o quanto você ganha
O segundo passo para se livrar das dívidas é saber quanto você ganha por mês, isso inclui seu salário, rendimento de investimentos e também auxílios caso você receba algum. Isso é fundamental para saber quanto você pode gastar, por isso separe um tempo para colocar seus ganhos na ponta do lápis.

Não deixe de conferir: Como evitar os golpes com as criptomoedas? Confira as dicas
Saiba o quanto você gasta
O último passo para sair do vermelho é saber quanto você gasta, ter anotado quanto você gasta com coisas essenciais e com coisas não essenciais. Ter os seus gastos devidamente contabilizados é muito importante para que você possa saber quando é preciso cortar gastos para equilibrar as contas. Então separe um tempo para contabilizar quais são seus gastos mensais e para onde seu dinheiro está indo.
Conclusão
Se você deseja aprender mais sobre o tema, então não deixe de conferir o video a seguir do canal Divida zero. Esse artigo foi escrito com base na matéria do blog Nubank, publicado por Juliano Augusto em agosto de 2021.
Leia também: Petrobrás (PETR4) tem forte queda após troca no comando da estatal; entenda