Goiânia, terça-feira, 31 de maio, por Willames Sales – O contribuinte tem que tomar cuidado com as informações para o imposto de renda. Com isso, os erros mais comuns podem causar dores de cabeça como a inclusão na malha fina.
Além disso, a pessoa precisa fazer as correções na declaração e esperar que a Receita Federal acerte as falhas. Contudo, os erros podem atrasar a restituição a receber e, para evitar os problemas, confira agora no Valor Diário.
Quais os erros mais comuns no imposto de renda?
A Receita Federal anuncia com muita antecedência a declaração do imposto de renda. Com isso, os contribuintes podem se organizar e separar todos os documentos importantes para informar na prestação de contas.
Entretanto, algumas pessoas digitam informações erradas e isso pode causar um problema sem tamanho. No entanto, os erros mais comuns estão relacionados a algumas situações como:
Leia também: demissão na Petrobrás faz preços de gasolina diminuir, entenda o que está acontecendo
- omissão de rendimentos;
- despesas médicas;
- gastos com educação;
- lista de dependentes;
- erros de valores;
- declaração de bens.
Com isso, as anotações erradas podem criar resultados negativos no cruzamento dos dados com a Receita Federal e, assim, o contribuinte vai parar na malha fina. No entanto, se a pessoa não corrigir os erros, pode sofrer punições.
Como evitar as falhas na declaração do IR?
O imposto de renda é um documento que exige atenção na hora de preencher. Para tanto, existem manuais para fazer corretamente, contudo, a Receita Federal ensina os contribuintes a declararem as informações.
Por isso, o órgão criou regras para o contribuinte preparar a sua declaração e, além disso, a RF faz campanhas para alertar sobre os erros. Todavia, muitas falhas podem ser evitadas se a pessoa prestar atenção.
Contudo, o prazo para enviar a declaração está acabando. Portanto, se você tem dúvidas para fazer, peça ajuda a um especialista e não deixe para entregar em cima da hora o imposto de renda.
Conforme publicado no portal Terra, em março de 2022, você pode preparar com calma o imposto de renda e, assim, não terá chances de errar no preenchimento. No mais, evitará cair na malha fina e ter problemas com o leão.
Veja este vídeo, “Imposto de Renda 2022: Confira o passo a passo para fazer a declaração”, do canal, “Jornal O Globo” do YouTube para saber mais detalhes.
Confira: o que torna o Bitcoin tão volátil? Descubra aqui o que causa as oscilações