Conheça os principais tipos de empréstimos e para que cada um serve

Aprenda hoje como funcionam os 3 principais empréstimos

Recife, sexta-feira, 27 de maio, por Guilherme Lopes — Atualmente é raro encontrar alguém que nunca tenha feito um empréstimo, mas você sabe quais sãos os principais tipos de empréstimos? Hoje nesse artigo do Valor Diário você descobrirá. Por isso pegue um caderno e uma caneta para anotar cada características dessas modalidades de empréstimo.

Pois, saber qual o intuito de cada uma dessas modalidades é muito importante para que aquilo que seria uma ajuda não se torne mais um problema. Os empréstimos podem ser uma grande ajuda, porém também podem se tornar um grande problema. O que define isso é a forma que você o faz e o quão atento você está.

Não deixe de ler: Petrobrás (PETR4) tem forte queda após troca no comando da estatal; entenda

Empréstimo consignado

Vamos começar pelo empréstimo consignado, basicamente essa modalidade é a mais simples e prática, ao solicitar esse tipo de empréstimo ele será cobrado diretamente na folha de pagamento. Ou seja, todo o mês quando você receber seu salário, o valor referente a esse empréstimo já será automaticamente descontado, então o risco do banco não ser pago é quase nula.

Crédito estudantil ou universitário

A próxima modalidade da lista é o crédito estudantil ou crédito universitário, esse crédito é destinado aos estudantes de ensino superior que não podem custear a faculdade. Esse crédito pode ser solicitado de forma privada a bancos. Mas também é possível solicitar de forma pública através do FIES (Fundo de financiamento estudantil). Então se você estava pensando em desistir de cursar o ensino superior por não ter condições de pagar, saiba que ainda existe esperança.

Conheça os principais tipos de empréstimos e para que cada um serve. Fonte: Canva
Conheça os principais tipos de empréstimos e para que cada um serve. Fonte: Canva

Não deixe de conferir: Como acessar a conta do Nubank pelo computador? Entenda agora

Antecipação de 13º salário

Muitas pessoas solicitam a antecipação do 13° salário, mas não sabem que se trata de um empréstimo. Basicamente esse empréstimo funciona da seguinte forma: o banco te fornece determinada quantia e então você usa seu 13° salário para pagar esse empréstimo feito pelo banco.

Conclusão

Se você deseja aprender mais a respeito, então não deixe de conferir o video a seguir do canal Ecommerce na prática. Esse artigo foi escrito com base na matéria do blog Nubank publicado em setembro de 2019.

Leia também: Desconto na conta de luz com tarifa social; saiba o que é e se terá direito ao benefício

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.