Consumidor positivo: o que significa?
Chama-se consumidor positivo o cadastro Positivo que é feito em um banco de dados com informações de pagamento das contas dos consumidores. Esse cadastro expõe os dados financeiros dos consumidores. Saiba como pode impactar na solicitação de crédito.
O cadastro positivo começou a funcionar em 2020 e de forma simplificada se o usuário tem um CPF, esse terá um cadastro positivo. Assim, o cadastro positivo é um histórico do seu comportamento de crédito.
De forma resumida é como se fosse um currículo financeiro, ou seja através do cadastro positivo é possível ver o histórico do comportamento do consumidor. E aos poucos, ele pode ir construindo um histórico de bom pagador.
Como funciona o Cadastro Positivo?

O principal benefício é que com o Cadastro Positivo o consumidor poderá ter acesso a menores juros e crédito com menos burocracia. Assim, pode ter mais poder de compra. Ou seja, o consumidor tendo um histórico de bom pagador, ao solicitar serviços como financiamento ou empréstimo, ele poderá ter sua aprovação liberada com maior facilidade.
Claro que isso pode prejudicar aqueles consumidores que não possuem um bom histórico de pagador. Por isso, o indicado é ir colocando as contas em dia.
O que é levado em conta para ser um bom consumidor positivo?
Quando um banco ou instituição faz uma pesquisa são levados em conta os seguintes critérios:
- índice de pontualidade de pagamento;
- comportamento de gastos (tipo de crédito, empréstimos, financiamentos, contas de consumo e outros);
- indicador de consulta do CPF do consumidor, entre outros.
Benefícios do cadastro positivo para o consumidor

- Facilidade para obter crédito;
- Facilidade para acompanhar seus pagamentos;
- Facilidade para acompanhar seu score de crédito;
- Mais confiança entre os lojistas e consumidor;
- Diminuição da inadimplência e das taxas de juros;
Para muitos especialistas para o consumidor haverá mais oferta de créditos e uma adesão em massa. E mais, esse serviço pode ser consultado por comerciantes, bancos e prestadores de serviço.
Essa pode ser uma oportunidade para o usuário ter mais facilidade e linha de crédito. E para quem não está em dia com as contas, uma dica é começar a organizar a situação financeira, tentando negociar as dívidas, quando necessário optar por empréstimos com juros não tão altos, e claro, pagar as contas em dia.