São Paulo, sábado, 28 de maio, por Cristiane Luzio Rodrigues – o endividamento dos brasileiros bate recorde em 2022. Então, muitos buscam opções para que a vida financeira volte aos eixos. Desse modo, uma boa alternativa é passar de dono a inquilino de imóveis. Essa transação é conhecida no meio corporativo, mas, para finanças pessoais, tem se tornado uma novidade.
Dessa forma, o Valor Diário trará aqui todas informações sobre como funciona essa negociação e quais são os benefícios. Pois, passar de dono a inquilino, para muitos, pode parecer um retrocesso, mas, na verdade não o é. Em suma, o programa InCasa, da empresa proptech Rooftop, oferece essa oportunidade para quem possui imóveis residenciais. Portanto, confira aqui se pode ser vantajoso para seu momento financeiro atual.

Para organizar as finanças, passar de dono a inquilino pode ser uma boa alternativa
Diante do cenário da economia, com endividamento em massa da população, ir de dono a inquilino de um imóvel pode ser a solução. Para tanto, empresa disponibiliza opção muito parecida com a operação chamada sale leaseback, no ambiente corporativo.
Como exemplo desta operação, tem-se a Rede Globo; que, vendeu seu edifício de São Paulo para o fundo imobiliário Vinci Offices. Em resultado, recebeu o montante de R$ 522 milhões e fechou um contrato de locação de 15 anos.
Veja também: Profissional liberal: como conseguir clientes e vender muito
Como funciona o programa InCasa?
Em síntese, o programa transforma o imóvel em dinheiro, e, logo após a venda, a empresa firma contrato de locação com o comprador. E, ainda mais, determina, no próprio contrato de locação, o direito de preferência na compra futura do mesmo imóvel, com um valor pré-determinado.
Antes de tudo, o imóvel é avaliado e, então, é definido o preço da compra; que, em geral, representa cerca de 80% do valor avaliado. Logo após, é realizado contrato de locação de 30 meses, no valor de 0,5% sobre o valor de avaliação. E, por fim, correção pelo IPCA a cada período de 12 meses; conforme matéria de Mariana Amaro, publicada no dia 23 de maio de 2022, no site InfoMoney.
Por fim, para ilustrar, assista este vídeo: “Alugar é melhor do que financiar se… Esse simulador deu a resposta!”, do Canal Me Poupe!, do YouTube.