Recife, sábado, 25 de junho, por Guilherme Lopes — Atualmente muitas pessoas dependem do salário mínimo para se sustentar, mas você alguma vez já se perguntou qual é o real valor desse salário? Se essa pergunta já passou pela sua cabeça, então hoje nesse artigo do Valor Diário te mostraremos a resposta dessa pergunta.
Por isso se você todo mês recebe um salário e depende exclusivamente dele para pagar as contas. Porém, não faz ideia de qual é o seu real poder de compra, então esse artigo é muito importante para você. Pois, hoje te mostraremos que o seu salário pode não valer tanto quanto você imagina e quem é responsável por isso.
Leia também: Confira hoje quais foram os 4 carros mais vendidos em maio de 2022
O que é o salário mínimo?
Muitas pessoas pensam que o salário mínimo é algo que existe só no Brasil, ou então que isso é algo que surgiu a pouco tempo. Porém, na verdade, esse tipo de salário existe desde o seculo XIX, e surgiu inicialmente na Austrália e na Nova Zelândia.
Esse conceito de salaio só veio para o Brasil a partir do seculo XX, durante o governo Getúlio Vargas, com a promulgação da Lei de nº185 em janeiro de 1936 e decreto-lei em abril de 1938. E então no dia 1 de maio, o valor do salário mínimo foi definido, inicialmente esse salario equivalia a 240 mil réis.
Quanto o salário mínimo vale?
Mas afinal, será que o seu salário realmente vale tanto quanto você imagina? Basicamente para sabermos isso é necessário realizar um cálculo bem simples. Basta calcular quanto foi o valor do reajuste no salário mínimo, e quanto está a inflação nesse ano.
Então sabendo que o salário em 2021 equivalia a R$ 1,100, e no ano de 2022 passou a valer 1 R$ 1.212. Basicamente o aumento do salário mínimo em relação ao ano passado equivale a 10,18%. Por isso tendo em vista que a inflação no ano de 2022 foi de 8,5%, sabemos que o valor de compra do brasileiro que possui um salário mínimo de fato se manteve, porém, não aumentou de forma considerável.
Não deixe de conferir: NIS: entenda o que é e como consultar o seu número
Conclusão
Se você deseja aprender mais a respeito desse tema, então não deixe de conferir o video a seguir do canal CNN Brasil. Esse artigo teve como base a matéria do blog Mobills, publicado por Ranielle Oliveira, em junho de 2022.