Laguna, quarta-feira, 4 de maio, por Vinícius Lima — No post de hoje, vamos te ensinar mais uma forma de melhorar de vida aqui no Valor Diário. Educação Financeira: principais dicas de como ensinar sobre finanças aos seus filhos. Aqui no Valor Diário você confere essa e outras informações para ter uma vida cada vez melhor.
Educação Financeira: principais dicas de como ensinar sobre finanças aos seus filhos
1. INCENTIVE A CONSCIÊNCIA SOBRE VALORES
Normalmente temos o hábito de passar os nossos valores aos nossos filhos. Transmitir a eles tudo aquilo que sabemos para que eles possam se desenvolver cada vez melhor pelo mundo (seja na escola, em casa, com amigos, familiares, enfim).
O mais importante é passarmos essa segurança e a experiência de quem já viveu aquilo que eles vão viver. Ensinar os valores, nesse sentido, é importantíssimo. Pois, quanto mais ensinamos o real valor e sentido da vida, mais fácil ficará falar sobre o preço das coisas. É como diz Oscar Wilde, as pessoas sabem o preço de tudo, mas não sabem o valor de nada.
2. ENSINE O SEU FILHO DESDE CEDO A COMPRAR O QUE É ÚTIL
Na vida, tudo possui uma ordem de prioridades, uma ordem de importância. É essa ordem que você precisa ensinar ao seu filho se quiser vê-lo cada vez melhor. Se ele souber que há coisas mais importantes do que outras, ele conseguirá entender não somente em relação ao dinheiro, mas também em relação às coisas mais simples da vida e, sobretudo, em relação aos valores e as pessoas.
3. INCLUA O SEU FILHO EM PEQUENAS DECISÕES FINANCEIRAS
Não que ele tomará essas decisões, nada disso, o que você deverá ensinar é simplesmente o estímulo para que ele possa pensar cada vez melhor, desenvolvendo o pensamento crítico em relação a essas decisões financeiras. Aguçando-o cada vez mais e o tornando mais inteligente em tudo o que envolver tomada de decisão.
4. FAÇA DA MESADA UMA ALIADA PARA A EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Há famílias que dão e outras que não dão mesada. O simples fato de seu filho ter dinheiro em mãos mostra pra ele que há uma liberdade que agora ele possui, a liberdade de comprar o que puder com o valor que tem.
Ele precisa ter uma boa consciência do que poderá ou não fazer. Se os pais, por exemplo, ensinarem que ele poderá juntar para comprar alguma coisa, ou então que ele poderá gastar com tal item, mostrará para ele formas de imaginar que fogem do escopo dele. O segredo do sucesso está na imaginação. A criança precisa do imaginário expandido e um valor de caráter forte.
5. ESTIMULE O HÁBITO DE POUPAR AS FINANÇAS
Continuando o que dizemos anteriormente, a questão de poupar faz com que ele comece a pensar melhor em seu futuro, mesmo que o futuro seja algo em relação a poucos meses. É possível ele até juntar pra comprar um carro apenas juntando todo dinheiro que vê. Existem casos que foram assim, como o da Natália Arcuri, por exemplo.
Veja boas práticas para você guardar melhor seu dinheiro
Por fim, todos nós temos objetivos e metas. Se você deseja se tornar uma pessoa melhor para alcançar os seus sonhos, te recomendamos o vídeo abaixo, um vídeo fundamental que certamente poderá te auxiliar para chegar até lá!
Veja mais: É realmente possível viver de renda passiva? Descubra hoje nesse artigo
Confira também: Auxílio Brasil, posso perder se a minha renda aumentar? Veja aqui