Energia solar vale a pena? Fica mesmo mais barata que luz elétrica? Saiba mais

Você saberá hoje se é vantajoso colocar energia solar em casa

Seabra, terça-feira, 24 de maio, por Cauê Martins — A procura por energia solar cresceu bastante nos últimos anos devido à liberação da troca elétrica em residências. A partir desse momento essa fonte renovável se tornou uma aliada na economia dos consumidores. Mas, será que a energia solar vale a pena?

Com isso, no Valor Diário, você entenderá como é o funcionamento da energia solar para as residências. E se vale mesmo a pena aderir a esse tipo de fonte elétrica. Vamos lá?

Confira: inflação faz preço dos alimentos aumentarem mais de 15% em um ano

Energia solar

Antes de iniciarmos com as vantagens e desvantagens, é bom lembrar que essa energia é limpa, renovável e sustentável. Além disso, é uma ótima maneira para você valorizar o seu imóvel. 

Dessa forma, ter essa fonte de energia em casa possibilitará ajudar tanto o meio ambiente, quanto o seu bolso sendo uma opção perfeita para se aderir. 

Economizar na conta de luz

Em primeiro lugar, a economia na conta de luz. Com essa forma de gerar energia, você consegue suprir todos equipamentos elétricos do imóvel, sendo os eletrodomésticos, as lampadas, chuveiros, entre outros. 

Com isso, você alcança uma economia de até 94% na conta de luz. Além disso, com essa fonte de energia é possível diminuir o valor da conta de outro imóvel com a mesma titularidade. Assim, possibilita ainda mais a economia para o seu bolso. 

Veja: franquias baratas: conheça opções para ganhar dinheiro home office; saiba como fazer

Durabilidade dos painéis solares

"<yoastmark

Segundo a matéria publicada em 31 de maio de 2021 por Topsun Energia Solar no G1, a durabilidade dos painéis solares equivalem, no mínimo, 25 anos. Sendo esse tempo que muitos fabricantes costumam dar como garantia. Durante essa fase, eles vão precisar poucas vezes ou nenhuma manutenção. 

Após esse longo período é importante que os painéis passam pelo processo de reciclagem, assim irá recuperar materiais valiosos contidos. 

Desvantagens da energia solar

Os painéis de energia solar fotovoltaicas possuem muitas vantagens. Por outro lado, existem algumas desvantagens. A principal delas é o custo de aquisição alto, o que não permite muitas pessoas adquirirem, no entanto, comparando com o tempo de vida útil o valor é razoável. 

Além disso, essa energia não tem incetivos no Brasil. Dessa forma, essa solução para gastar menos na conta de luz torna pouco acessível para a população.

Por fim, você pode entender mais no vídeo abaixo na reportagem da TV a Crítica. Por lá, explicam e mostram casos sobre a energia solar. 

Veja também: celular roubado? Saiba o que fazer para proteção dos seus dados pessoais

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.