A princípio, um Planejamento Financeiro aparenta ser algo complicado. Nesse sentido, iremos mostrar de forma simples e fácil, como adotar no seu dia a dia como a tecnologia torna isso mais fácil, além de outras dicas hoje, 25 de outubro aqui no Valor Diário.
Por onde começar o Planejamento Financeiro?
Para te auxiliar nesta matéria, vamos seguir a cartilha do Sebrae “Pessoa Física: Planejamento e Controle Financeiro Pessoal” , que contém essas e outras dicas para uma vida financeira saudável.
Nesse sentido, começamos nosso planejamento financeiro montando as tabelas de gastos. Dividimos em duas subseções: Gastos fixos, são contas que fazem parte do seu cotidiano. Como por exemplo: água, luz, telefone, alimentação, aluguel (em alguns casos) e transporte. E os gastos variáveis e esporádicos, sendo aqueles que não fazem parte do cotidiano. Como por exemplo: gastos com cartão de crédito, lazer, cuidados pessoais, vestuário, veículos e financeiros.
Após organizar meus gastos, como devo fazer?
Após organizar seus gastos, vem a etapa mais importante que é colocar tudo que você tem de renda. Como por exemplo: salários, pensão, aluguéis e vendas. Depois some todas as rendas e todos os gastos para ver se é superior aos ganhos ou vice e versa. Nesse caso, se o que você ganhar não cobrir todas as despesas principalmente as essenciais, saiba que em algumas delas é necessário diminuir. Como nos casos das contas de consumo como água, luz e telefone. E corte alguns gastos variáveis até equilibrar as contas.
Outra dica que ajuda a controlar o planejamento, é criar metas de economia que pode ser utilizada por você no futuro. Por exemplo, se a pessoa conseguir economizar R$ 100,00 por mês na poupança desde janeiro, durante o ano todo. Em janeiro do ano que vem dá para viajar de férias, ou até mesmo comprar algo que você queria há muito tempo.
Veja também: Você Já Ouviu Falar Em Finanças Corporativas? Entenda A Importância Para O Seu Negócio
Dicas de Ouro
Por fim, uma dica de ouro para equilibrar as contas pessoais. O queridinho e ao mesmo tempo o vilão dos orçamentos. O cartão de crédito, utilizado por muitos para satisfação pessoal deve ser utilizado com muita cautela. Caso contrário, a falta de planejamento pode afetar todo um planejamento financeiro estabelecido anteriormente.
A dica de ouro para usar o cartão de crédito, é utilizá-lo em compras grandes com a certeza de que irá conseguir arcar com o seu valor.
Viram como é fácil fazer um planejamento financeiro. Dessa forma seguindo essas dicas, os resultados vão te surpreender. E o melhor, dá para criar até uma reserva para ser usada futuramente, seja por emergência ou como forma de recompensa pela disciplina financeira.
Esta notícia foi publicada em 25/10/2021 17:34