Existe indenização para as vitimas do golpe do pix? Descubra aqui

Confira hoje se você tem direito a alguma indenização caso caia no golpe do pix

Recife, quarta-feira, 27 de julho, por Guilherme Lopes — Você conhece alguém que tenha caído no golpe do pix? Provavelmente sim. E nesse momento certamente essa pessoa deve ter se perguntado se o banco tem o dever de a indenizar pelo ocorrido. Se essa também é a sua dúvida, então esse artigo do Valor Diário é muito importante para você.

Por isso, se esse golpe tem te deixado preocupado e você não faz ideia se tem o direito a indenização caso acabe caindo no golpe do PIX. Então esse artigo será uma mina de ouro para você, pois hoje traremos muitas informações importantes a respeito desse golpe e do direito de indenização. Hoje em dia é preciso estar sempre atento para não ser tapeado, e caso isso ocorra, para correr atrás do prejuízo.

Leia depois: O que é uma carteira de investimentos? Descubra como elas funcionam

O que é o golpe do pix?

Em primeiro lugar, precisamos entender como exatamente esse golpe funciona, basicamente o golpe do pix é aplicado da seguinte forma. O golpista compra algum produto ou serviço e escolhe pagar através do pix, porém em vez de pagar no mesmo momento. Ele agenda o pix e usando um aplicativo de edição de imagem manipula esse comprovante.

Existe indenização para as vitimas do golpe do pix? Descubra aqui. Fonte: Pixabay
Existe indenização para as vitimas do golpe do pix? Descubra aqui. Fonte: Pixabay

Sendo assim, o vendedor acaba pensando que o pagamento já foi realizado, porém, no fim não recebe o pagamento, pois o golpista cancela o agendamento. Por isso ao receber algum pagamento via pix, o mais indicado é entrar no aplicativo do banco. Para conferir se o dinheiro referente ao pagamento foi solicitado. E só então disponibilizar o serviço, além disso também é muito indicado que você leia atentamente o comprovante, para minimizar o risco de ser vitima desse golpe.

Leia também: Como montar uma carteira de renda variável? Descubra nesse artigo

Existe indenização para o golpe do pix?

Mas afinal, as vitimas do golpe do pix recebem alguma indenização? Isso depende da situação, em alguns casos a vitima possui direito a indenização sem muita burocracia. Porém em outros casos é completamente diferente. Por exemplo, caso alguém use documentos falsos para acessar a sua conta, com certeza você tem direito a uma indenização. Porém, no caso do golpe do pix a indenização é incerta. Em alguns casos as vítimas são indenizadas porém  em outros a vitima acaba saindo no prejuízo.

Conclusão

Se você deseja aprender mais a respeito do tema desse artigo, então não deixe de conferir o video a seguir do canal BBC News. Esse artigo foi escrito  com base na matéria do blog Nubank, publicado em setembro de 2020 por Julia Miozzo.

Leia também: O que é o S&P 500? Entenda o que é e como funciona este índice

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.