FGTS: é possível ter saque-aniversário e saque extraordinário? Entenda as regras aqui

Quando se trata de benefícios do governo, centenas de milhares de pessoas acabam tendo dúvidas sobre as regras, os prazos e, principalmente, sobre os grupos que podem recebê-los

Goiânia, terça-feira, 24 de maio, por Willames Sales – Com a situação econômica do Brasil, os trabalhadores procuram diariamente maneiras de se conseguir um dinheiro a mais. Nesse sentido, os saques do FGTS são úteis, já que podem ajudar as pessoas a pagarem dívidas, contas e até aumentarem suas reservas de emergência. Mas, afinal, é possível ter saque-aniversário e saque-extraordinário?

Quando se trata de benefícios do governo, centenas de milhares de pessoas acabam tendo dúvidas sobre as regras, os prazos e, principalmente, sobre os grupos que podem recebê-los. No entanto, hoje, no Valor Diário, você vai ficar por dentro de tudo relacionado aos saques do FGTS. Agora, veja a seguir os detalhes sobre o assunto e tire, de uma vez por todas, suas dúvidas.

Confira: 5 formas de ganhar dinheiro no agronegócio

Quais os tipos de saque do FGTS?

No Brasil, quando uma empresa demite um trabalhador sem justa causa, este tem o direito ao saque-rescisão. Porém, esse mesmo trabalhador pode escolher trocar o saque-rescisão pelo saque-aniversário. Assim, é possível sacar anualmente uma quantia em dinheiro de sua conta no FGTS.

FGTS: é possível ter saque-aniversário e saque extraordinário? Entenda as regras aqui
FGTS: é possível ter saque-aniversário e saque extraordinário? Entenda as regras aqui / Créditos de imagem pixabay

Além disso, existe o saque-extraordinário do FGTS, que dá o direito de sacar até R$ 1.000 de sua conta vinculada ao fundo. Nesse caso, pessoas que possuem menos que o valor máximo em saldo, não vão poder sacar R$ 1.000. Contudo, será que as diferentes modalidades de saque interferem uma nas outras?

Leia também: como ganhar dinheiro como consultor de qualquer nicho

Saque-aniversário impede saque-extraordinário?

Em primeiro lugar, precisamos entender que o saque-aniversário diminui o valor em conta, já que o trabalhador retira parte do dinheiro. Então, a opção ”extraordinário” não é bloqueada, mas vai depender diretamente do saldo na conta ligada ao FGTS.

Entretanto, as pessoas que fizeram a antecipação de três parcelas do saque-aniversário não poderão realizar o saque-extraordinário, isto é, o emergencial. Conforme as regras do FGTS, acontece um bloqueio do saldo para garantia da operação.

Segundo uma matéria publicada por Renata Baptista no portal g1, em maio de 2022, os trabalhadores com direito aos diversos tipos de saque devem ficar atentos às datas de liberação. Para o saque-extraordinário, o governo adotou o mês de nascimento de cada cidadão beneficiado para definir os dias em que o saque ficará disponível.

Veja este vídeo, “Vou receber o FGTS extraordinário? Eu saquei o FGTS aniversário! E agora?”,  do canal, “Andréa Gonçalves” do YouTube para saber mais detalhes.

Confira: projeção de crescimento de 1,5% do PIB brasileiro, entenda a razão da economia estar se recuperando

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.