Paulo Afonso, terça-feira, 21 de junho, por Gabriele de Paula — O IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) é uma taxa divulgada mensalmente que indica o nível de atividade econômica do país. Ele também é muito conhecido como a “inflação do aluguel”. Isso porque ele normaliza os reajustes nos contratos de aluguel no Brasil.
Em maio de 2022, a taxa do IGP-M fechou o mês com uma desaceleração de 0,52%. Assim, ele está acumulado em 7,54% ao ano e 10,72 nos últimos 12 meses. Dessa forma, a taxa ficou abaixo da inflação. Hoje, aqui no Blog Valor Diário, você poderá conferir as melhores dicas de como negociar o seu contrato de aluguel, frente à desaceleração da “inflação do aluguel”. Confira!

Veja também: Como proteger os aplicativos de banco no celular? Aprenda as melhores dicas
Conheça o preço de mercado
Antes de negociar o seu contrato de aluguel, conheça muito bem o preço de mercado. Dessa forma, se o proprietário do imóvel ofertar um valor muito acima, você terá argumentos de acordo com a média dos preços da sua cidade.
Descontos por motivos financeiros
Pode acontecer da sua renda não evoluir juntamente com o reajuste do IGP-M. Assim, maior parte do seu salário passa a ser destinado para o pagamento do aluguel.
Uma das formas de negociar o valor do seu aluguel é basear na sua renda. Informe ao locatário as dificuldades que estiver enfrentando para manter os pagamentos em dia.
Mas lembre-se: sempre diga a verdade. Além disso, é importante ter provas em mãos, para comprovar a veracidade das informações, caso o proprietário queira.
Você também pode gostar: Como ganhar dinheiro na internet escrevendo no Medium
Use a economia ao seu favor
Procure saber sobre as taxas que regulam o valor do aluguel no Brasil. O aluguel pode ser reajustado com base em duas taxas: o IGP-M ou o IPCA (Índice Geral de Preços ao Consumidor Amplo), também conhecido com a “inflação”.
Sendo assim, tente negociar considerando a menor taxa. Hoje, por exemplo, a taxa do IGP-M está abaixo da taxa do IPCA. Dessa forma, é um ótimo momento para driblar a inflação e recorrer a taxa IGP-M para o reajuste.
Negocie aluguéis atrasados
Quanto mais cedo você negociar os alugueis atrasados, melhor. Por isso, procure pelo proprietário ou pela imobiliária e explique os reais motivos dos atrasos.
Lembre-se: seja sempre sincero e, se for preciso, ofereça provas da veracidade das informações. Depois, negocie a melhor forma de realizar o pagamento das parcelas em atraso. Dessa forma, você poderá criar uma relação de maior confiança com o seu locatário.
Por fim, confira o vídeo veiculado no canal do YouTube T2 Educação e entenda melhor sobre a taxa IGP-M:
Leia a seguir: O que é o reddit? É possível ganhar dinheiro com ele?