Goiânia, quarta-feira, 25 de maio, por Willames Sales – Hoje, falaremos sobre um assunto muito importante, o Imposto de Renda. Desde já, saiba que o envio do relatório para a Receita Federal não significa que está tudo certo. O próximo passo é o acompanhamento.
Sem dúvida, é preciso saber o andamento do processo, isso porque você pode ter algum imposto a pagar ou ficar de olho se há restituição. Por esse motivo, o conteúdo do Valor Diário, te mostrará como consultar IR.
Confira: FGTS, é possível ter saque-aniversário e saque extraordinário? Entenda as regras aqui
Aproveite! Afinal de contas, ninguém deseja cair na malha fina. Para evitar isso, consulte sempre o andamento da sua declaração. Esteja atento se há algum alerta de inconsistência nas informações fornecidas.

Isso porque, qualquer detalhe que não esteja batendo, pode travar o pagamento da restituição e até mesmo gerar uma multa. Sem dúvida, você não quer passar por essa situação. Então, confira o que acontece em caso de erros sem correção.
Leia também: aumento no salário mínimo de 6,7% em 2023, confira projeção para o novo valor
O que acontece se o meu Imposto de Renda tiver inconsistências sem correção? Veja
Com toda a certeza, essa é uma situação que gera muita preocupação. Até porque, se os problemas apontados durante o processo não forem corrigidos, sua restituição irá para a malha fina. O que isso significa?
Então, isso quer dizer que seu imposto apresentou problemas que podem desde simples erros de preenchimento até suspeita de fraude. Portanto, acompanhar é o melhor, assim, se houver alguma inconsistência realize as alterações.
Caso as correções não sejam efetuadas, aí sim, será um problema, pois as multas não são nada amigáveis. Então, se mantenha livre delas! Realizando as correções, se você tiver algum valor a ser restituído em lotes residuais.
Segundo uma matéria publicada pelo portal Uol, em maio de 2022, os valores serão pagos no fim do ano ou no início do ano subsequente. A saber, grande parte dos erros no Imposto de Renda são fáceis de solucionar.
Então, basta estar atento. Caso aconteça, é simples, basta enviar uma declaração retificadora. A seguir, aprenda acompanhar a sua declaração do Imposto de Renda (IR) e evite problemas fiscais.
Como realizar o acompanhamento da declaração do IR? Confira!
- Primeiro, acesse o site da Receita Federal através do e-CAC;
- Após isso, será necessário informar seu CPF;
- Bem como, código de acesso e senha;
- Depois, de ter acessado a página, clique no menu “Meu Imposto de Renda”;
- Agora, uma nova janela abrirá, nela, localize o menu “Processamento”;
- Selecione o ano da declaração, 2022;
- Por fim, o sistema mostrará a situação que pode ser: “em processamento”,” na fila de restituição”, “processada” ou “com pendências”.
Caso sua declaração ainda esteja em processamento, volte a realizar a consulta em outro dia, mas fique atento às pendências. Por fim, se for necessário correção, realize quanto antes, assim, você evita atrasos na restituição e a malha fina.
Confira o vídeo ”Imposto de Renda 2022: Confira o passo a passo para fazer a declaração” esse é um conteúdo do canal ”Jornal O Globo” do YouTube.
Confira: empresas do Ibovespa com muitos lucros, saiba quais são as melhores empresas para investir