Inflação afeta preço dos alimentos e chega nas feiras-livres; desconto da xepa fica inviável; confira mais

Veja como economizar nas feiras em tempos de inflação

Belo Horizonte, segunda-feira, 9 de maio de 2022, por Edmar Oliveira — A inflação no Brasil é um problema histórico, devido a nossa estrutura econômica. Embora controlada desde o final dos anos 1990, o “dragão inflacionário” está voltando a assustar consumidores e economistas.

A alta sistêmica dos preços dos produtos tem impacto em todos os setores da sociedade, incluindo as tradicionais feiras. Até mesmo o momento da xepa está sendo afetado pela inflação. Desse modo, saiba mais no blogue Valor Diário.

Veja mais: Auxílio Brasil de R$ 400; Senado confirma o valor permanente; descubra se tem direito e como se cadastrar

O que é a inflação?

A Inflação é um fenômeno econômico onde ocorre uma alta generalizada dos preços sem existir uma causa concreta para isso, como, por exemplo, uma seca que prejudique a safra. Isso ocorre porque a estrutura econômica do Brasil tende a ter mais demanda que oferta de produtos.

Como um País de maioria da população vivendo nas cidades e poucos indústrias, a tendência é que exista sempre mais gente querendo comprar do que produtos para vender. Portanto, leva os comerciantes a aumentarem os preços de forma contínua.

Para frear esse movimento, os governos adotam medidas para tentar controlar os preços sem intervir diretamente como ocorre, por exemplo, com o congelamento dos preços. Mesmo assim, situações ocorrem frequentemente que debilitam as políticas econômicas

Atualmente, a pressão inflacionária vem como consequência da pandemia, alta no preço dos combustíveis, da recente guerra na Ucrânia e dos lockdowns adotados na China para combater uma nova onda de Covid-19.

Veja mais: Selic sobe para 12,75%; veja quanto rende R$1.000 no Tesouro Direto

O que fazer no momento de alta dos preços?

O impacto da inflação é terrível principalmente para as classes de menor poder aquisitivo. Enquanto os preços são reajustados com frequência, o salário dos assalariados permanece o mesmo. Portanto, se torna insuportável para o povo no longo prazo.

Uma das estratégias usadas pelos brasileiros é ir às feiras no momento da xepa, ou seja, quando a feira está prestes a se encerrar e os feirantes vendem os vegetais a preços muito baixos. Isso ocorre por que não podem ser armazenados para venda no dia seguinte.

No entanto, os preços dos produtos ao feirante está tão alto que estes não estão mais oferecendo os descontos no momento da xepa, deixando os consumidores sem mais este recurso para se alimentar.

Por fim, cabe como opção para resistir a este momento delicado é a pesquisa. O consumidor deve, portanto, se dedicar a pesquisa de preços por telefone ou pessoalmente, visando conseguir os melhores preços e economizar o dinheiro para outras compras. Em suma, para saber mais, veja o canal UOL:

Veja mais: Título de eleitor; confira aqui como consultar situação e o que fazer para regularizar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.