Belo Horizonte, sábado, 16 de julho. Por Saulo Teixeira Rosa – Conforme relatório do IBGE que é órgão oficial do governo federal, a taxa de inflação oficial brasileira subiu para 1,62% no mês de março.
Conforme apurou o blog Valor Diário, este mês registrou a maior alta nos 28 anos de história do IPCA que é o índice oficial de inflação no Brasil; o aumento anterior ocorreu em 1994, antes da adoção oficial do Real como moeda brasileira.
Consoante o professor Fábio Gallo, da FGV EAESP, a previsão para o ano como um todo era de um aumento de preços menos intenso do que a observada até agora. “No entanto, levou pouco tempo para os preços começarem a subir. Em fevereiro, as alíquotas já haviam superado as expectativas.”
Companhia aérea Viva: empresa promete viagens de baixo custo no Brasil; conheça
Quem são os responsáveis pela alta da Inflação?
Desde 2021, o Brasil convive com uma inflação crônica, entretanto, a situação se agravou e ficou mais significativa com a eclosão da guerra na Ucrânia. Conheça a seguir, segundo os especialistas entrevistados pela BBC News Brasil, os principais produtos atingidos e os elementos que respondem pela alta da inflação:
Aumentos no barril de petróleo encareceram a gasolina
O preço do petróleo bruto aumentou e agora é bastante volátil devido à guerra da Rússia contra a Ucrânia. Portanto, isso se deve ao fato de o Irã, um dos maiores produtores mundiais de petróleo, ter capacidade de produção diária superior a 10 milhões de barris.
Todavia, como o transporte rodoviário responde pela maior parte da movimentação de cargas no Brasil, o aumento do preço dos combustíveis terá impacto em todos os aspectos do setor industrial do país. Nossa economia é fortemente indexada, portanto, faz com que a alta da inflação comece a “contaminar” todas as áreas, segundo Rafaela Vitória, economista – chefe do Banco Inter.
Tesouro Direto: entenda o que é e como começar a investir

Setor de alimentação explode preços
Algumas safras, plantações de bens cruciais para a exportação e consumo interno do Brasil, foram perdidas em decorrência da estiagem prolongada e, no entanto, em outros lugares, pela abundância de chuvas. “Dado que a Rússia e a Ucrânia são importantes produtores e exportadores de grãos, a guerra também teve impacto na questão da segurança alimentar. Por fim, isso acabou afetando também o preço de outros grãos e cereais, como o milho e a soja”, segundo para Vitória.
Os alimentos que sofreram aumentos de preços incluem: tomates, que aumentaram 27,22% em março; cenouras, subiram 31,47%; o leite longa vida subiu 9,34%; óleo de soja 8,99%; frutas 6,39%; e, finalmente, pão francês 2,97%.
Energia elétrica também é vilã na inflação
Inicialmente, três diferentes métodos de produção de energia primária estão disponíveis no Brasil: hidrelétrica, solar e eólica.
A produção mais acessível é a hidráulica. Ela se transforma pela força da água. No entanto, menos energia é produzida quando os reservatórios ficam severamente esgotados … Diz Juliana Inhasz, prof. do Insper de SP.
No entanto, há um lado positivo: o fim da bandeira vermelha resultou em contas de energia um pouco mais baratas desde o dia, 16 de abril.
Por fim, para fixar mais o assunto sobre inflação que está causando toda esta preocupação nos brasileiros, considere assistir o vídeo do canal “Band Jornalismo” falando mais sobre a inflação brasileira que está entre as mais altas do mundo. Em suma, é isto! Até a próxima!