Inflação e Selic em alta: Relatório Focus prevê que percentual continuará crescendo; entenda o que esperar do mercado

Especialistas projetam que a inflação continue subindo até 2024

São Paulo, quinta-feira, 5 de maio, por Cristiane Luzio Rodrigues – Relatório Focus, produzido pelo Banco Central, mede as expectativas de mercado toda segunda-feira. Conforme divulgação da última segunda-feira (2), o mercado espera continuidade de alta na inflação.

Desse modo, o mercado mostra a 16ª semana seguida, a previsão sobre continuidade do crescimento da inflação até 2024. E, ainda mais, espera que a taxa Selic será mais alta em 2023. Assim, entenda aqui, no Valor Diário, o que esperar para os meses e, até mesmo, para os próximos anos.

Leia também: ETF: quais foram os destaques de alta e baixo do mês de abril; veja se é hora de investir

Relatório Focus do dia 2 de maio; expectativa de mercado para 2022
Relatório Focus do dia 2 de maio; expectativa de mercado para 2022

Quanto esperar da taxa Selic e do IPCA?

Neste ínterim, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), índice que mede a inflação no Brasil, tem expectativa de novo aumento. Desse modo, estima-se que, ainda neste ano, chegará a marca de 7,89%.

Logo, no que tange à taxa Selic, taxa básica de juros, manteve a expectativa de chegar, em 2023, ao patamar de 13,75%. Por oportuno, vale também destacar que no Relatório Focus projeta-se que o dólar fique estável este ano, mantendo a marca de R$ 5.

Assim como o IPCA, o PIB também tem expectativa de alta pela 5ª semana seguida, prevendo aumento de 0,65% para 0,79%. Neste ínterim, abaixo segue expectativa do mercado para 2022, diretamente extraída do site do Banco Central (BC).

Leia também: Processo seletivo do IBGE, últimos dias; confira vagas com salários até R$ 3,1 mil; saiba como se candidatar

Economia mundial afeta a inflação e BC eleva a taxa Selic

Como medida de conter a inflação, que cresce mais em razão do cenário da economia mundial, o BC aumenta a taxa básica de juros. Ou seja, se refere a uma medida de, com a taxa Selic alta, interromper o consumo e, assim, conter a inflação. Contudo, nada mais é do que a economia tentando, por todas as pontas, manter-se em equilíbrio.

Portanto, o mercado prevê novo aumento da inflação deste ano, passando agora para 7,89%. Ou seja, a expectativa mais que dobra a meta, que hoje é de 3,5%, considerando a tolerância de 1,5 ponto percentual. Em resultado, a taxa Selic chegará, em 2023, ao patamar histórico de 13,75%.

Por fim, importante destacar que o BC, para medir a expectativa do IPCA, consultou mais de 100 instituições financeiras. Conforme matéria do site InfoMoney, do dia 2 de maio de 2022.

Para complementar, assista este vídeo: “Para conter inflação, Banco Central eleva taxa Selic para 12,75%”, do canal ‘SBT News’, do YouTube.

Leia mais: Como ganhar dinheiro na internet com o Toloka Yandex

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.